uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém é palco da dança contemporânea até ao Verão

Santarém é palco da dança contemporânea até ao Verão

Teatro Sá da Bandeira e Incubadora d’Artes acolhem várias iniciativas de Fevereiro a Junho

Entre Fevereiro e Junho Santarém é palco de várias iniciativas ligadas à dança contemporânea com o projecto NovaVelha Dança. Espectáculos, performances, exposições, conversas, residências e instalações artísticas, workshops e filmes são as propostas que têm como pólos o Teatro Sá da Bandeira e a Incubadora d’Artes.
O público vai poder assistir a trabalhos de referência da chamada Nova Dança Portuguesa e a peças de coreógrafos que se têm afirmado na última década em circuitos independentes.
Com produção da Associação Parasita, vão acontecer apresentações mensais de espectáculos e performances articuladas com discussões e partilhas entre os artistas e o público. Vão existir igualmente laboratórios práticos e teóricos com artistas e investigadores convidados e instalações e residências de criação dos projectos com estreia nacional em Santarém.
A 23 de Fevereiro é apresentado o projecto na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado com um workshop da coreógrafa Vera Mantero e no dia seguinte é inaugurado o projecto “Para Uma Timeline A Haver”, que faz uma cronologia da dança em Portugal no Bar/Galeria do Teatro Sá da Bandeira. Ao mesmo tempo é inaugurada a exposição fotográfica “Dança do Existir”, à qual se segue um espectáculo de Vera Mantero, uma das muitas artistas que até Junho passam pela cidade.
Os workshops vão ser ministrados pelos artistas cujas obras são apresentadas ao longo do ciclo num protocolo com o curso profissional de Artes do Espectáculo - Interpretação da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado. No Cineclube de Santarém o público vai poder assistir a três sessões com filmes e vídeos dos artistas convidados e projectos documentais relativos à sua obra.
O projecto conta ainda com participação da Escola D. João II e de espectadores de Alcanena, Torres Novas e do Cartaxo que vão participar em algumas das actividades públicas do ciclo.
NovaVelha Dança é um projecto do artista escalabitano João dos Santos Martins em parceria com a Câmara de Santarém e Escola Secundária Dr. Ginestal Machado. Foi apresentado no dia 20 de Janeiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santarém e contou com a presença do curador João dos Santos Martins, da vereadora da Cultura Susana Pita Soares, da directora do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Margarida Gabriel, e do director artístico e programador do Teatro Sá da Bandeira, Pedro Barreiro.
Mais informações e datas de espectáculos em www.cm-santarem.pt.

Santarém é palco da dança contemporânea até ao Verão

Mais Notícias

    A carregar...