uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes apresentou projecto vencedor do Concurso Ideias para o Castelo

Abrantes apresentou projecto vencedor do Concurso Ideias para o Castelo

Iniciativa teve como objectivo a requalificação e valorização do monumento. Propostas concorrentes estão em exposição.

A vista do Castelo de Abrantes desde a cidade vai mudar para converter a fortificação num novo ponto turístico. Esta será uma das intervenções arquitectónicas a realizar no centro histórico de Abrantes assim que o município “tiver condições” para dar início ao projecto vencedor do Concurso Internacional de Ideias para o Castelo de Abrantes.
“Não há um montante para esta intervenção. Não estamos a falar de um grande projecto, mas de pequenos que vão sendo materializados a partir do momento em que tenhamos condições”, disse a presidente da Câmara de Abrantes durante a cerimónia de apresentação da proposta vencedora e entrega de prémios, no dia 30 de Janeiro, na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes.
O quadro comunitário de apoio Portugal 2020 “traz um conjunto de oportunidades que estamos a aproveitar”, referiu Maria do Céu Albuquerque, avançando que a requalificação da Igreja de Santa Maria do Castelo acontecerá dentro da implementação do projecto ganhador.
A proposta vencedora do concurso de ideias foi coordenada pela arquitecta espanhola Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, presente, com a sua equipa, na cerimónia.
De acordo com a arquitecta, a proposta, tendo no centro as acessibilidades, persegue três objectivos: “relançar o conjunto arquitectónico, melhorar a relação entre o Castelo e a cidade, e melhorar as conexões internas entre as diferentes partes do conjunto histórico”. Laura Bacete Cebrián elogiou ainda a “sensibilidade encontrada em Abrantes para as artes” e “uma população interessada na cultura”.
Durante a intervenção, o baluarte da muralha será acondicionado para instalar uma zona de estar com um pavilhão de informação e acolhimento de diferentes utilizações temporárias. Uma nova praça será construída sobre o parque de desportos radicais com um espaço livre para acolher eventos e feiras. As torres da muralha irão definir um espaço de miradouro para a cidade e para o rio Tejo. O nível da muralha será valorizado com um passeio e uma escada que comunica com a praça e com o jardim. O Palácio dos Governadores será restaurado para abrigar novos usos: cantina, espaço para exposições temporárias e permanentes e um ponto de venda de produtos feitos em Abrantes. Será ainda criado um novo teatro ao ar livre, aproveitando o desnível do terreno. E a Igreja de Santa Maria do Castelo será completada com meios técnicos audiovisuais e terá uma estrutura auxiliar para poder adequar o espaço a espectáculos de dança, teatro, música e recitais de poesia.
No total concorreram 12 projectos agora em exposição. O 2.º prémio foi obtido pelos KWY Arquitectura com a colaboração de Baldios Arquitectos Paisagistas e o trabalho coordenado por Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho obteve o terceiro prémio.

Abrantes apresentou projecto vencedor do Concurso Ideias para o Castelo

Mais Notícias

    A carregar...