uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A relação terna e afectuosa entre Vila Franca de Xira e Cabo Verde

A relação terna e afectuosa entre Vila Franca de Xira e Cabo Verde

Intercâmbio do município ribatejano com congéneres cabo-verdianos tem sido frutuoso e com acções concretas no terreno. No sábado realizou-se em VFX a segunda conferência internacional Rotas e Paisagens da Língua Portuguesa.

São mais de 3 mil quilómetros a separar as cidades cabo-verdianas de Santa Catarina e Tarrafal de Vila Franca de Xira, mas no sábado, 28 de Janeiro, os municípios, que são cidades-gémeas, ficaram mais próximos. A Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira recebeu a presença do embaixador de Cabo Verde, Eurico Monteiro, para a 2ª edição da conferência internacional Rotas e Paisagens da Língua Portuguesa em Cabo Verde, que além de apresentar uma exposição fotográfica sobre a morna, teve várias sessões sobre a relação histórica, linguística, cultural e económica entre Cabo Verde e Portugal.
Eurico Monteiro, adepto da cultura ribatejana, teve a oportunidade de conhecer o maestro José Júlio, ainda antes da conferência iniciar. No discurso Eurico Monteiro agradeceu a Vila Franca de Xira o apoio que tem dado à comunidade cabo-verdiana e também pelo facto de acolher a exposição da morna, estilo musical cabo-verdiano, notabilizado pela artista Cesária Évora.
Em 1987, Vila Franca de Xira assinou um protocolo de geminação com o concelho de Santa Catarina. O município ribatejano ajudou na construção de um jardim-escola em Pico Freire, contribuiu para a recuperação da biblioteca municipal de Santa Catarina, na cidade de Assomada, ofereceu uma viatura de recolha de lixo e tem vindo a apoiar na formação profissional de técnicos e funcionários.
Vila Franca de Xira contribuiu ainda com 100 mil euros para estudantes bolseiros do ensino superior da Universidade de Santa Catarina e com a recolha e entrega de livros e materiais escolares. Também acolhe estagiários e comparticipa na reabilitação de habitações sociais. Existe o mesmo acordo com Tarrafal, onde bombeiros e professores fizeram formação na cidade ribatejana e Vila Franca ajudou na construção e reabilitação de habitações.
“Há uma ligação muito terna e afectuosa com Cabo Verde. Cidadãos cabo-verdianos que decidiram apostar em Vila Franca de Xira para desenvolver a sua vida e com quem temos uma convivência diária e nos ajudam no desenvolvimento económico e social do concelho. Uma cooperação que pretendemos continuar a desenvolver dentro das condições e possibilidades existentes”, indicou o presidente da Câmara de VFX, Alberto Mesquita.
O embaixador Eurico Monteiro afirmou que “estas geminações têm um impacto directo nas populações de Santa Catarina e Tarrafal”, e que há “um apreço geral pelo esforço de Vila Franca de Xira” para com os municípios cabo-verdianos.

A relação terna e afectuosa entre Vila Franca de Xira e Cabo Verde

Mais Notícias

    A carregar...