uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Requalificação das Grutas de Lapas candidata a fundos europeus

O município de Torres Novas candidatou a requalificação das Grutas de Lapas aos fundos comunitários do programa Portugal 2020. A candidatura seguiu para a Operação Renovação de Aldeias do programa PDR - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e está orçamentada em 107 mil euros.
O projecto inclui melhorias nos acessos exteriores, uma nova entrada, a criação de um espaço de recepção, centro interpretativo e casas de banho, a colocação de expositores informativos e de vitrinas com amostras de rochas e de fósseis e de materiais interactivos. E ainda: a criação de brochuras e comunicação, um percurso interno nas grutas e percursos externos na aldeia de Lapas e em pontos de interesse associados aos tufos calcários e às grutas, e acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
A notícia foi revelada na última reunião de câmara pela vereadora Elvira Sequeira (PS) que afirmou a O MIRANTE que o programa é comparticipado a 50% e que o projecto tem como objectivo valorizar e promover a conservação das grutas e vai ter acompanhamento arqueológico.
As Grutas de Lapas encontram-se na povoação de Lapas, na União de Freguesia de Torres Novas - São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, a dois quilómetros da cidade de Torres Novas. As grutas artificiais escavadas em tufo calcário estão situadas sob as casas e ruas típicas da aldeia com um labirinto de galerias que deram nome à localidade.Este conjunto de túneis subterrâneos tem classificação como Imóvel de Interesse Público desde 1943 e pode ser visitado mediante marcação prévia na União de Freguesias de Torres Novas - São Pedro, Lapas e Ribeira Branca.

Mais Notícias

    A carregar...