uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ribatejano fundador da CGTP-IN morreu aos 73 anos

Ribatejano fundador da CGTP-IN morreu aos 73 anos

António dos Santos Júnior era natural de Cafuz, Vila Nova da Barquinha

António dos Santos Júnior, natural de Cafuz, concelho de Vila Nova da Barquinha, faleceu no dia 27 de Janeiro, na Amadora, aos 73 anos. Conhecido pelo seu percurso como sindicalista, António nasceu em 1943. Foi um dos fundadores da CGTP-Intersindical. O funeral realizou-se no sábado, 28 de Janeiro, em Asseiceira, concelho de Tomar.
O histórico sindicalista foi com 14 anos trabalhar para Lisboa como pintor onde tirou o curso geral de comércio. Trabalhou na área dos seguros e em 1968 entrou para a manutenção da TAP - Transportes Aéreos Portugueses. Na época já participava em manifestações reprimidas pela polícia e protestava contra a guerra colonial.
António dos Santos Júnior foi o primeiro presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa, em 1970, após anos de nomeações pelo governo, num ano em que o sindicato integrou o núcleo de fundadores da Intersindical - hoje CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional.
Foi ainda associado do SITAVA - Sindicado dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e também presidente da Federação dos Metalúrgicos. Por causa da repressão emigrou para o Canadá e com o 25 de Abril regressou a Portugal onde continuou ligado ao sindicalismo e à TAP.
No site da CGTP-IN pode ler-se: “Durante a sua vida destacou-se pela forte e empenhada actividade cívica e militância política no MES (Movimento de Esquerda Socialista), tendo sido ainda agraciado como Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Um democrata que sempre se bateu pelas causas ideias em que acreditava”.

Ribatejano fundador da CGTP-IN morreu aos 73 anos

Mais Notícias

    A carregar...