uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vem aí nova revisão do Plano Director Municipal de Vila Franca de Xira
DISCUSSÃO. Sessões públicas da última revisão foram bastante participadas

Vem aí nova revisão do Plano Director Municipal de Vila Franca de Xira

Última revisão aconteceu em 2008 e desde então muita coisa mudou. Que Vila Franca de Xira se quer para o futuro? Que zonas habitacionais e de expansão industrial? Que acessos? Estas são as perguntas dominantes da nova revisão do Plano Director Municipal que aí vem.

Ao longo dos próximos quatro anos o Plano Director Municipal (PDM) de Vila Franca de Xira vai ser revisto e os principais passos para essa revisão deverão começar a ser dados já este ano, logo após as eleições autárquicas. Há consenso entre as três forças políticas representadas actualmente na Câmara de Vila Franca de Xira - PS, CDU e Novo Rumo, liderada pelo PSD - para que esse instrumento de planeamento territorial possa ser revisto.
A última revisão aconteceu em 2008 e foi fruto de um planeamento que se arrastou durante dez anos, implicou pareceres de 40 entidades e motivou dezenas de sessões públicas de esclarecimento e recolha de ideias e sugestões. Muito mudou no concelho e por isso alguns autarcas acreditam que o PDM está obsoleto e desactualizado e que um novo olhar é necessário.
Que Vila Franca de Xira se quer para o futuro? Que zonas habitacionais serão definidas? E que áreas de expansão industrial? Que áreas se devem salvaguardar ambientalmente? Que prioridades para acessos e vias estruturantes? Estas são algumas das perguntas a que a nova revisão quer dar resposta.
“[A revisão do PDM] é uma matéria que facilmente nos une. No que toca às acessibilidades, há no velho documento um conjunto de traçados que já não fazem sentido. O mesmo se podendo dizer de muitas instalações industriais. Quando terminámos a outra revisão do PDM era quando, na realidade, devíamos ter começado”, defendeu na última semana Alberto Mesquita (PS), presidente do município.
O autarca, que era vice-presidente do município na última revisão, feita sob a liderança de Maria da Luz Rosinha, defende que a revisão do PDM é “necessária” e premente mas que não deverá avançar em período eleitoral.

Anterior revisão muito participada
O PDM é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal e define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município. Na última revisão, em 2008, o elevado número de novos fogos previstos (mais de 19 mil), a ausência de mais e melhores acessibilidades, falta de emprego e impossibilidade de construir em algumas freguesias rurais foram as preocupações de primeira linha evidenciadas nos debates públicos. Mais de mil pessoas passaram pelas onze sessões de esclarecimento durante a fase de consulta pública do documento. Foram apresentadas 410 participações escritas de cidadãos, oito vezes mais do que na primeira discussão do PDM, que havia sido feita em 1993.

Vem aí nova revisão do Plano Director Municipal de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...