uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
AFS lança livro sobre infraestruturas desportivas que quer ver desactualizado com mais obras

AFS lança livro sobre infraestruturas desportivas que quer ver desactualizado com mais obras

Associação de Futebol de Santarém fez o levantamento inédito dos equipamentos para a prática do futebol e do futsal na sua área de influência.

O desejo foi unânime: o livro “O Futebol no Distrito de Santarém - Infraestruturas Desportivas” da Associação de Futebol de Santarém (AFS) foi lançado no dia 13 de Fevereiro mas todos os intervenientes que se encontravam na apresentação da obra no Hotel de Santarém deixaram o pedido para que esta radiografia fique desactualizada rapidamente, em resultado da continuidade de investimento nos equipamentos desportivos.
O livro, que começou por ser um projecto de final de curso de André Pereira, estudante da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, faz uma compilação dos 104 espaços para a prática de futebol e futsal existentes até final de 2016 nos 21 concelhos do distrito de Santarém. Tem a chancela da AFS mas quer chegar mais longe.
O estudo é inédito no país e criou uma base de dados com a georreferenciação dos espaços desportivos, campos de futebol, futsal e pavilhões do distrito, assim como toda a caracterização e avaliação nas áreas fundamentais, como área desportiva útil, apetrechamento, áreas de apoio, acessibilidades e tecnologia. O trabalho foi desenvolvido numa parceria entre a AFS, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, através da sua Subárea Científica da Gestão do Desporto, e tem a colaboração de clubes, autarquias e da Federação Portuguesa de Futebol.

O futuro das infraestruturas e os desafios no futebol
Na apresentação, o presidente da AFS, Francisco Jerónimo, apresentou os números deste estudo e foi o primeiro a desejar que o livro ficasse rapidamente desactualizado, uma ideia que todos os intervenientes vieram a repetir.
O presidente da empresa pública Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, colaborou na edição deste livro e pediu que as restantes associações de futebol do país seguissem o exemplo da AFS, de forma a ser possível uma maior comparação e melhoria das infraestruturas nacionais.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, presente na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo sublinhou que o desafio, hoje, é a manutenção das infraestruturas. Enquanto o representante da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Jorge Faria, também presidente da Câmara do Entroncamento, pegou nessa deixa e lançou o desafio à Escola Superior de Desporto de Rio Maior: a criação de uma manual de boas práticas para a manutenção dos espaços desportivos, uma vez que há falta de conhecimento de autarquias e até mesmo dos agentes desportivos nos métodos a aplicar para melhorar o panorama das infraestruturas desportivas.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, lembrou os dois campos de futebol de 5 que o concelho de Santarém tem mas que não estão incluídos no estudo. E a Federação Portuguesa de Futebol esteve também presente com um dos seus vice-presidentes. Hermínio Loureiro deixou o desejo que o desporto entre na nova fase dos fundos comunitários do Portugal 2020, uma área que não foi incluída inicialmente.

Os números do futebol no distrito de Santarém

Época 2016/2017: -74 clubes activos; - 471 equipas inscritas; - 7303 jogadores inscritos; - 159 árbitros; - 104 instalações desportivas; - 59 campos de futebol de 11; - 34 pavilhões desportivos; - 11 campos de futebol de 7 autónomos

AFS lança livro sobre infraestruturas desportivas que quer ver desactualizado com mais obras

Mais Notícias

    A carregar...