uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A “We Care” de Santarém tem veterinários bem preparados e com sensibilidade

A “We Care” de Santarém tem veterinários bem preparados e com sensibilidade

Vanda Ferreira Domingos dá conselhos a nível preventivo e sobre hábitos de alimentação

O centro veterinário “We Care” de Vanda Ferreira Domingos, localizada junto ao centro comercial W-Shopping, para além de prestar cuidados de saúde aos animais, preocupa-se com o seu bem-estar e procura minimizar o stress, a dor e o sofrimento em todas as abordagens e procedimentos realizados, uma vez que, segundo a sua responsável, os animais, são seres extremamente sensíveis.
A “We Care” aconselha uma ida ao veterinário sempre que o animal dá sinais de não estar bem e com mais urgência se não come, não urina, ou se tem vómitos ou diarreia. “Quanto mais cedo actuarmos mais sucesso e menos custos terá a sua recuperação”, explica. E acrescenta outro conselho. “A vacinação e a desparasitação são muito acessíveis e previnem muitas complicações nos animais. Um animal não cuidado pode ter de tudo!”, diz.
Vanda Ferreira Domingos graduou-se em 2004. De início esteve num Hospital de Referência no Porto e depois rumou a Barcelona onde fez pós-graduação em anestesia e cirurgia. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Actualmente colaboro com todos os colegas que necessitem e é muito bom esse trabalho de equipa”.
A equipa da “We Care” é formada por ela, pela sua colega Maria João Almeida, veterinária graduada há vinte anos, com experiência em clínica, cirurgia e gestão reprodutiva de efectivos leiteiros, incluindo seis anos em transferência de embriões e pelas enfermeiras Marisa e Patrícia Burlaqui, que é considerada o “braço direito nas horas mais complicadas”. Actualmente procuram mais uma colega para integrar a equipa.
A maior parte das cirurgias feitas neste centro veterinário são esterilizações. O ano passado foram ali realizadas cerca de duzentas, só em animais de rua, num sistema de colaboração com uma associação local. Mas há cirurgias bem mais complexas. “Recentemente fiz a remoção de um tumor numa glândula adrenal, com uma localização bastante desafiante, num animal de porte grande”, conta Vanda Ferreira Domingos.
A terminar registe-se uma curiosidade. Há mais gatos nas consultas do que cães. A responsável pela “We Care” diz que isso se deverá ao facto de ser mais fácil ter um gato do que um cão num apartamento. “Os cães são sempre nossos amigos fiéis mas às vezes são segunda opção para quem mora num apartamento pois requerem mais disponibilidade do que os gatos. A medicina felina é uma paixão e nós aqui, apesar de gostarmos de todos os animais, adoramos gatos, e os donos bem o sabem. São muitas vezes incompreendidos mas são muito sensíveis, independentes, desafiantes, mesmo no que diz respeito ao tratamento.”
A “We Care” pode ser contactada através dos telefones 918123490 ou 965742888. Atende chamadas urgentes 24 horas por dia. Tem página no facebook em https://www.facebook.com/wecarepethealth/

A “We Care” de Santarém tem veterinários bem preparados e com sensibilidade

Mais Notícias

    A carregar...