uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aldeias do Arripiado e do Pereiro são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Aldeias do Arripiado e do Pereiro são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Localidades do concelho da Chamusca e de Mação concorrem, respectivamente, nas categorias de “aldeias ribeirinhas” e de “aldeias rurais”.

A aldeia do Arripiado, no concelho da Chamusca, e do Pereiro, no concelho de Mação, são candidatas às “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias de Portugal”. A Junta de Freguesia da Carregueira apresentou a candidatura do Arripiado ao concurso nacional que vai eleger as aldeias mais bonitas do país, na categoria “Aldeias Ribeirinhas”.
A Junta de Freguesia da Carregueira tem procurado preservar e melhorar os espaços que integram o Arripiado. A beleza natural desta aldeia é caracterizada pela sua paisagem ribeirinha, banhada pelo rio Tejo, pela sua cascata e pelo património histórico, cultural e de lazer, casos da Zona Verde do Nateiro, da Praça da Barca, da Igreja de S. Marcos, do Parque de Merendas e das casas pitorescas envolvidas por flores.
Já a Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação apresentou, no dia 16, a candidatura da aldeia ao concurso nacional na categoria de “aldeias rurais”. A festa anual do Pereiro de Mação que acontece anualmente no fim-de- semana do último domingo de Agosto caracteriza-se pelas milhares e milhares de flores de plástico que ornamentam as vinte ruas e largos da aldeia. A 10 de Maio de 2013, o governo português reconheceu o trabalho desenvolvido na ornamentação das ruas e largos desta aldeia e aprovou a concessão da marca registada “Pereiro de Mação - Capital das Ruas Enfeitadas”.
As 49 aldeias pré-finalistas nas diversas categorias são reveladas a 7 de Abril e as votações arrancam a 1 de Julho, com as galas a serem transmitidas pela RTP aos domingos. A primeira gala acontece a 9 de Julho, ainda em local a definir, e até 20 de Agosto serão conhecidos os 14 finalistas. A gala final decorre a 3 de Setembro. As candidaturas podem ser feitas através do site www.7maravilhas.pt.

Aldeias do Arripiado e do Pereiro são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Mais Notícias

    A carregar...