uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Descarga poluente no Almonda com origem em problema técnico da Renova

Um problema técnico no controlo do processo de produção da fábrica de papel da Renova, em Torres Novas, esteve na origem de uma descarga poluente de espuma e pasta de papel para o rio Almonda, na sexta-feira, 17 de Fevereiro.
“O problema foi pontual, ocorreu na sexta-feira e os técnicos resolveram o problema técnico e começaram logo no sábado a limpar o rio Almonda, estando hoje segunda-feira os trabalhos de remoção da pasta e da espuma na fase final”, disse à agência Lusa o relações públicas da empresa, localizada na Zibreira, junto à nascente do rio Almonda, no concelho de Torres Novas.
A descarga no rio, que ficou coberto por um manto de espuma branca e rosa, teve origem numa “falha de controlo no processo de produção que causou um excesso de produto no tanque de retenção”, referiu Luís Saramago. O representante explicou que “a acumulação de vegetação nas margens do rio terá ajudado a represar a espuma e a pasta de papel”.
“No sábado e no domingo estivemos a limpar o rio”, indicou, admitindo que se nota ainda alguma acumulação de pasta nas margens, presa pela vegetação. A empresa assume que está a fazer tudo para minimizar o impacte deste incidente.
“Foi pontual, mas deixou-nos a todos muito aborrecidos”, sublinhou a fonte oficial da empresa, lembrando o investimento feito pela Renova para responder às normas ambientais e às exigências da Agência Portuguesa do Ambiente. A empresa referiu que já tomou medidas preventivas para evitar um novo problema.

Mais Notícias

    A carregar...