uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto junta os 20 Centros Ciência Viva de Portugal

Projecto junta os 20 Centros Ciência Viva de Portugal

Iniciativa foi apresentada no centro de Ciência Viva do Alviela, perto de Alcanena. Na região há outro Centro Ciência Viva em Constância.

Os Circuitos Ciência Viva da Rede de Centros do Ciência Viva foram apresentados na manhã de 16 de Fevereiro no concelho de Alcanena. Estes circuitos têm como objectivo partir à descoberta de Portugal através do turismo da ciência e da cultura que rodeia os 20 Centros Ciência Viva do país.
Ao todo são 18 circuitos, citadinos e no campo, 54 percursos e mais de 200 pontos para explorar através de um cartão anual para família e amigos que dá entrada gratuita em todos os Centros Ciência Viva do país. Oferece ainda descontos em museus, jardins zoológicos e aquários, parques naturais, grutas, minas e experiências de aventura.
Na apresentação, que decorreu no Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio, junto à praia fluvial de Olhos de Água, foi anunciado que este cartão permite descontos na CP - Comboios de Portugal, Galp e nos voos SATA, para mobilidade nas regiões dos centros de ciência, e oferece ainda vantagens em mais de 100 parceiros de alimentação e alojamento.
O cartão custa 50 euros, está à venda nos Centros Ciência Viva e em www.circuitoscienciaviva.pt e é válido por um ano para dois adultos ou um casal com filhos até aos 17 anos. O projecto conta com o apoio da Fundação Vodafone que desenvolveu uma aplicação para telemóveis para o projecto.
Alviela e Constância com muito para visitar
Na apresentação dos Circuitos Ciência Viva estiveram os directores dos centros do Constância, Proença-a-Nova, Coimbra e da centro anfitrião, do Alviela (Alcanena). O executivo socialista da Câmara de Alcanena também este presente, tendo acompanhado o programa de apresentação de parte do “Percurso de Minde”. A visita contemplou passagens pelo Museu de Aguarela Roque Gameiro, Ateliê de Tecelagem Retiro do Bosque (casa de turismo rural) e Gruta do Regatinho.
No Ribatejo existem dois Centros de Ciência Viva, o do Alviela, na Louriceira (Alcanena), e o de Constância - Parque de Astronomia, no Alto de Santa Bárbara. O primeiro propõe a visita à zona envolvente do centro com ida à nascente Olhos de Água, à Gruta da Lapa da Canada e ao sumidouro e canhão do Alviela. Em Minde, ao Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, à Gruta do Regatinho, ao Lagoreiro e à Gruta do Poio. Serra de Santo António e gruta do Algar do Pena (esta já no concelho de Santarém) são outros pontos propostos.
Em Constância o circuito contempla um percurso pedestre pelo rio Zêzere, a descida do rio, visita ao Castelo de Almourol (Barquinha), ao Parque de Escultura Contemporânea (Barquinha), ao Parque Ambiental de Santa Margarida, bem como ao Borboletário Tropical, à Praça Alexandre Herculano, Torre do Relógio, Casa-Memória de Camões, foz do Zêzere, Jardim-Horto e Monumento de Camões em Constância.

Projecto junta os 20 Centros Ciência Viva de Portugal

Mais Notícias

    A carregar...