uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais importante que prometer sonhos e ilusões é oferecer trabalho e crescimento

Mais importante que prometer sonhos e ilusões é oferecer trabalho e crescimento

Vítor Mesquita é director da Benfica Escola de Futebol de Alverca e Castanheira do Ribatejo. Natural de Alverca, cresceu paredes-meias com o estádio da cidade.

O futebol está-lhe no sangue como o ar que respira e foi com naturalidade que surgiu a ligação profissional ao desporto-rei.

Vítor Mesquita, 42 anos, é um apaixonado por futebol e toda a sua vida não se viu a fazer outra coisa. Não é de estranhar que, actualmente, garanta a
O MIRANTE que está a concretizar a sua profissão de sonho, gerindo duas escolas de futebol Benfica em Alverca e Castanheira do Ribatejo, ambas no concelho de Vila Franca de Xira.
Natural de Alverca, Vítor cresceu paredes-meias com o estádio do Futebol Clube de Alverca (FCA) e desde pequeno que “via os jogos pela janela” de casa. Com o tempo passou a frequentar o estádio, não como jogador, mas como treinador.
“Tive no FCA um trajecto interessante, treinei todas as equipas do clube, desde escolas, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores. Fui também o treinador que recomeçou a treinar um plantel de seniores quando o futebol profissional acabou. O Alverca esteve muito tempo num interregno do futebol sénior e houve um recomeço. Nesses primeiros quatro anos fui eu o treinador principal. Ainda hoje tenho uma ligação forte ao clube da minha cidade, aos seus princípios e valores”, refere.
Quando não estava a dedicar-se ao futebol, Vítor Mesquita chegou a trabalhar na área do desporto da Câmara de Vila Franca de Xira, sendo solicitado para todo o tipo de actividades, desde as férias desportivas até às arbitragens dos torneios Xira. Tem o curso de treinador de futebol, de árbitro oficial de basquetebol e uma carreira académica em educação física e desporto.
“O que me dá mais prazer é saber que aquilo que dissemos às pessoas há uns anos atrás se mantém, somos coerentes e a coerência é a palavra chave em qualquer negócio. Isso faz-nos estar sempre de cabeça levantada em todos os momentos. É o mais importante na gestão. É para mim um orgulho estar à frente do maior projecto de escolas de futebol do concelho de Vila Franca de Xira”, explica.
Actualmente as escolas do Benfica de Alverca e Castanheira estão no top cinco a nível nacional, o que deixa Vítor Mesquita “muito satisfeito”. São hoje mais de 240 os jovens que praticam futebol nas duas escolas e a equipa é composta por mais de 40 técnicos, do departamento médico à secretaria.
“O nosso foco é a criança e a sua individualidade. O que temos para oferecer não são sonhos nem ilusões, oferecemos trabalho e um crescimento real e efectivo das capacidades do educando. O crescimento é físico, social, desportivo e técnico-táctico do jogo. Não prometemos fazer aqui de todos os alunos um Ronaldo ou um Messi, cada um tem o seu talento e a sua progressão”, explica o responsável.
Actualmente as escolas competem na Associação de Futebol de Lisboa. A Benfica escola de futebol de Alverca nasceu em Setembro de 2009 e não tem parado de crescer. A escola da Castanheira abriu um ano depois, em 2010. “A escola tem vindo a crescer o que é sinal que o número de inscrições tem sido superior ao número de alunos que desistem. Desde miúdo que queria estar ligado ao futebol. Ter a gestão de duas escolas de futebol é algo que me dá imenso prazer”, explica o responsável, que dinamizou também um projecto de cadernetas de cromos a nível nacional e um torneio internacional de futebol na zona Oeste do país com 1200 crianças a dormir durante cinco dias e a competir em seis campos diferentes.

Mais importante que prometer sonhos e ilusões é oferecer trabalho e crescimento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido