Candidatura de Jorge Gaspar condena declarações de Pedro Ribeiro sobre Cartaxo Leaks
Em causa está o caso de difamação na Internet ao presidente da Câmara do Cartaxo que tem dois suspeitos identificados, um dos quais funcionário do município.
Jorge Gaspar, candidato do PSD à presidência da Câmara do Cartaxo nas próximas eleições autárquicas, considera que o actual presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), está a fazer aproveitamento político do processo judicial conhecido por “Cartaxo Leaks”. Em causa estão as declarações de Pedro Ribeiro a
O MIRANTE, na edição da semana passada, em que referiu que “um funcionário da Câmara do Cartaxo e um indivíduo residente em Casais da Amendoeira, freguesia de Pontével, foram identificados como autores do blog “Cartaxo Leaks”, entretanto removido.
Essa página na Internet publicou no dia 9 de Janeiro uma conversa “online” forjada entre o presidente do município e o seu chefe de gabinete onde se dava a entender que ambos iriam receber contrapartidas financeiras da Cartágua na sequência da renegociação do contrato de concessão do abastecimento de água e saneamento com essa empresa. Os dois apresentaram a queixa-crime em conjunto por difamação e esperam agora que sejam encontrados os autores da “Cartaxo Leaks”.
A candidatura de Jorge Gaspar enviou um comunicado onde começa por afirmar que a difamação é um crime grave, razão pela qual os seus autores devem ser perseguidos criminalmente. As críticas a Pedro Ribeiro prendem-se com o conteúdo das declarações feitas a O MIRANTE. “A gestão política que o dr. Pedro Ribeiro tem feito deste processo assume agora proporções politicamente inaceitáveis, na justa medida em que lança uma suspeição generalizada sobre todos os funcionários da câmara municipal e sobre todos os residentes nos Casais da Amendoeira. O facto de o dr. Pedro Ribeiro ser o actual presidente do município torna tais suspeições particularmente graves”, refere a candidatura de Jorge Gaspar em comunicado.
Na mesma nota, é referido que as declarações de Pedro Ribeiro fazem recair uma suspeita sobre todos os funcionários do município, demonstrando “solidariedade institucional” a todos os funcionários da autarquia. E acrescenta: “Igualmente muito grave é a suspeição generalizada que o Dr. Pedro Ribeiro lança publicamente sobre todos os residentes dos Casais da Amendoeira, percebendo-se aqui, no entanto, a subtil intenção da mesma, pois, como é do conhecimento público, o candidato Jorge Gaspar vive com a sua família nos Casais da Amendoeira”, refere, acrescentando que este “tipo de manobras” não terão, em caso algum, resposta de igual natureza por parte da Candidatura Jorge Gaspar 2017.