uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

ASAE suspende actividade de seis estabelecimentos de restauração em Fátima

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a actividade de seis estabelecimentos de restauração e bebidas na zona de Fátima numa operação de fiscalização realizada no âmbito da visita do Papa a Portugal, foi anunciado este sábado, 11 de Março.
A acção, denominada Operação Centenário, teve início em Dezembro e visou “essencialmente a verificação do cumprimento dos requisitos obrigatórios dos estabelecimentos de restauração e bebidas, empreendimentos turísticos e alojamento local” localizados em Fátima e arredores, “bem como nas proximidades dos caminhos percorridos pelos peregrinos”, adianta a ASAE em comunicado.
Segundo a ASAE, foram fiscalizados na primeira fase da operação, que terminou no final do Fevereiro, cerca de 200 operadores económicos, tendo sido instaurados 44 processos de contraordenação. “Foi ainda determinada a suspensão da actividade de seis operadores económicos por falta de requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas”, informa a autoridade no comunicado.
As principais infracções detectadas foram o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de implementação do sistema HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), a ausência de inspecção periódica à instalação de gás, a falta de mera comunicação prévia, a oferta de serviços de alojamento turístico sem título válido, entre outras.
A ASAE adianta que irá prosseguir, no âmbito da Operação Centenário, a vigilância sobre “os operadores económicos que, transversalmente a todos os sectores, estão na rota dos peregrinos que pretendam aderir a esta celebração”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido