Meio milhar de espectadores no Festival de Teatro para Infância do Cegada
Terminou no domingo, 9 de Abril, o Festival de Teatro para a Infância promovido pela companhia Cegada, de Alverca, tendo registado a afluência de meio milhar de espectadores. Com grupos profissionais provenientes de várias zonas do país, foram 12 as sessões apresentadas aos sábados e domingos entre 4 de Março e 9 de Abril.
Os espectáculos dedicados aos mais pequenos foram apresentados pelos artistas da CATIVAR - Animação para a Infância de Lisboa, PIM Teatro de Évora, Um Colectivo, de Elvas e da companhia residente em Alverca, o Cegada Grupo de Teatro que, no âmbito do seu 31º aniversário e no Dia Mundial do Teatro, estreou Dom Quixote de La Mancha, criação infanto-juvenil que faz parte do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação.
A organização, da responsabilidade da companhia Cegada, diz em comunicado estar “muito satisfeita” com a crescente afluência de pessoas, mas sobretudo com “o apreço pelo trabalho realizado que o público tem demonstrado, sendo cada vez maior o número de pessoas que, antecipadamente, solicitam o passe de acesso a todas as peças da programação”.
Rui Dionísio, programador do festival, acrescenta que “a formação de novos públicos e o desenvolvimento de uma programação artística regular é o serviço público de cultura da responsabilidade de todos os teatros municipais. Os teatros públicos, que não têm colectivos de artistas como entidades residentes, tendem a funcionar de forma menos eficiente, com mais peso orçamental e menos público. Da mesma maneira que só faz sentido ter hospitais com médicos, escolas com professores e tribunais com juízes, só faz sentido ter teatros com artistas”, refere.
A programação do teatro-estúdio Ildefonso Valério continua no dia 22 de Abril, com a exibição do filme Outro País, de Sérgio Tréfaut, obra galardoada com as distinções de Melhor Documentário Português e o Golden Gate Award, do Festival de Cinema de São Francisco.