uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores é o maior empregador de Ortiga
João Matos Filipe, presidente da mesa da assembleia geral da instituição

Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores é o maior empregador de Ortiga

Instituição de Solidariedade Social do concelho de Mação foi criada em 1988

O Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores (CSSNSD), de Ortiga, concelho de Mação, teve um resultado positivo de 27.308,46 euros no ano de 2016. Os números estão no Relatório e Contas de 2016 que foi aprovado na última assembleia-geral da instituição por unanimidade.
No Relatório de Actividades de 2016 o CSSNSD refere que não conseguiu concretizar todos os projectos programados mas que os objectivos foram alcançados de forma satisfatória. “Prestar melhores cuidados tem sido e será sempre a nossa principal preocupação”, referem.
O Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores foi fundado a 13 de Junho de 1988 e desenvolve a sua actividade na área do apoio social sobretudo às pessoas idosas de Ortiga e freguesias limítrofes. A instituição construiu uma Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), na altura designada por lar de idosos. Em 2015, para responder ao aumento da procura, foram construídas novas instalações, anexas às existentes, aumentando a capacidade da ERPI já existente.
Actualmente, o Centro de Solidariedade Social apoia directamente 47 cidadãos em ERPI (lar de idosos); oito em Centro de Dia e 12 em Apoio Domiciliário, sendo a lista de espera para admissão em ERPI muito grande. O CSSNSD é a maior entidade empregadora da freguesia de Ortiga com 38 colaboradores. Conta actualmente com 378 sócios.
A instituição de Ortiga continua a dispor de médico em visita de rotina um dia por semana e sempre que necessário por urgência. Dispõe de serviço de enfermeiro e nutricionista que considera ser importante e uma mais valia na elaboração das ementas prescrevendo os alimentos mais saudáveis à saúde dos utentes. Em Março deste ano foi outorgada a escritura da venda do prédio que a instituição possui em Lisboa, o que lhe permitiu fazer o pagamento antecipado de 100 mil euros à Caixa Geral de Depósitos.
Em Abril do ano passado, o Centro iniciou o projecto CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) trabalhando em todo o concelho. Este projecto engloba a colaboração de três técnicos e dois administrativos. Este ano a instituição adquiriu aparelhos de ar condicionado para a salar de estar da ala nova, máquina de lavar roupa, armários de vestiário e um frigorífico. Foi adquirida uma viatura e equipamento informático que estão alocados ao programa CLDS.
Ao longo do ano o CSSNSD organiza diversas iniciativas culturais das quais se destacam uma Noite de Fados, dois almoços abertos à comunidade, Feira Solidária, vendas de Natal, entre outras.

Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores é o maior empregador de Ortiga

Mais Notícias

    A carregar...