Cavaleiro Andante
Olha quem ele é?!
Durante a sessão comemorativa do 141º aniversário da Caixa Geral de Depósitos, em Santarém, o presidente da Assembleia Municipal da Golegã, Veiga Maltez, esteve uns minutos a conversar com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes. Quando viu que tinha sido fotografado, o autarca explicou que os dois tinham sido colegas de escola. O Cavaleiro Andante acrescenta que, em 2004, quando Santana Lopes foi primeiro-ministro, instalou a Secretaria de Estado da Agricultura na antiga cadeia da Golegã, por sugestão de Veiga Maltez que na altura era presidente da câmara. Pode dizer-se que os dois homens estão presos... por fortes laços de amizade!
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Uma nova geringonça?
O Cavaleiro Andante ouviu dizer, nos mentideros políticos em Tomar, que o actual vereador do movimento Independentes por Tomar (IpT), Pedro Marques, anda em conversações com a presidente do município, a socialista Anabela Freitas, e que pode surgir um apoio de Pedro Marques e do seu movimento ao PS nas próximas eleições autárquicas. O vereador opta por não falar no assunto mas o Cavaleiro Andante sabe, por andar cá há muito tempo, que não há fumo sem fogo. Por isso não ficará surpreendido se, daqui a uns tempos, vier a assistir a Anabela e Pedro a fazerem campanha eleitoral juntos.
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Condenado ao sucesso
Alguns profissionais ligados à área do turismo estiveram de visita a Santarém no dia 6 de Abril, na apresentação do circuito turístico criado em parceria entre os municípios de Santarém, Almeirim, Benavente e Salvaterra de Magos, a Rodoviária do Tejo e um operador turístico. E perante a vontade com que os visitantes se atiraram aos miminhos que foram disponibilizados em Santarém, só se pode concluir que o projecto está condenado... ao sucesso.
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Bruá-bruá...
No sábado de manhã na aldeia de Azinhaga, terra natal do único Nobel português da literatura, foi inaugurada a nova sede do núcleo da Fundação Saramago na velha escola da aldeia e os participantes na cerimónia passearam nas margens do rio Almonda onde foram colocados painéis de azulejos com frases de livros do escritor. No entanto o alvoroço das pessoas não afectou o senhor que o Cavaleiro Andante descobriu junto ao rio Almonda, de cana de pesca na mão. Seguindo o exemplo de Saramago, que desligava de tudo quando se punha à pesca de palavras e frases para os seus livros, também o pescador se manteve totalmente concentrado nos movimentos dos peixes, provando ser um fiel seguidor... da técnica saramaguiana.
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Senhora juíza, rasguei as calças!
O dono da exploração agrícola de Paço dos Negros (Almeirim), de onde foram retirados 23 nepaleses a trabalhar em situação ilegal, apresentou-se no banco dos arguidos, para o início do julgamento, com um pulôver atado à cintura. A juíza presidente do colectivo não gostou da postura e perguntou-lhe se aquilo era forma de se apresentar em tribunal. Mas o arguido tinha fortes motivos para tal. É que no caminho rasgou as calças no rabo e só tentava esconder o estrago que acabou por mostrar à juíza. Para que não restassem dúvidas da sua inocência no que a isso dizia respeito…
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Melão fez a diferença
António Melão participou na última reunião do executivo da Câmara de Santarém em substituição da vice-presidente da autarquia Susana Pita Soares e, apesar de não ter feito qualquer intervenção, acabou por ter o seu momento de protagonismo. É que o relatório e contas de 2016 da empresa municipal Viver Santarém foi aprovado graças ao seu voto. O único a favor, diga-se, já que a oposição PS e CDU absteve-se em bloco e os restantes eleitos do PSD (o presidente Ricardo Gonçalves e os vereadores Inês Barroso e Luís Farinha) estavam impedidos de votar por serem administradores da empresa municipal. É caso para dizer que, pelo menos nesse ponto, Melão fez toda a diferença!
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Filhos e enteados
O Bloco de Esquerda questionou o presidente da Câmara de Santarém sobre a colocação de um sinal reservando o estacionamento exclusivamente para magistrados num pequeno parque existente nas traseiras do tribunal. O local já serviu de parque para táxis, depois foi destinado a todos os profisionais do tribunal e posteriormente passou a servir apenas os magistrados, o que deixou alguns funcionários da justiça insatisfeitos com a situação. Afinal de contas, se a justiça é cega, não devia haver filhos e enteados...
Cavaleiro Andante | 13-04-2017
Destaques
Figueira da Índia é o novo filão agrícola de Azambuja
Há quem tenha encontrado um filão no concelho: a terra, que parece má, é a ideal para cultivar figos da Índia. Chamam-lhe “os novos mirtilos”, porque começam a estar na moda e o investimento é uma migalha em comparação ao lucro. O município quer atrair mais agricultores que se dediquem à plantação de um fruto exótico que se esconde num cacto.
Edição de 13-04-2017
Fundos comunitários foram fundamentais para mudar a face do país
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, diz que Portugal mudou muito com o dinheiro da União Europeia. Antigo primeiro-ministro foi um dos convidados da sessão comemorativa do 141º aniversário da Caixa Geral de Depósitos, que decorreu em Santarém.
Edição de 13-04-2017