Médio Tejo inaugura percursos turísticos com espectáculos gratuitos esta semana
Música, dança e outras artes vão em locais tão diversos como o castelo de Almourol, o Museu Nacional Ferroviário, o parque ribeirinho da Barquinha ou os centros históricos de Abrantes, Mação e Tomar.
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou o primeiro de três roteiros de turismo cultural que vai passar a promover anualmente, estando esta primeira iniciativa a decorrer entre os dias 11 e 16 de Abril em cinco cidades da região.
Inserido no projecto de programação em rede “Caminhos”, que conta com financiamento do Portugal 2020, o “Caminho do Ferro” vai colocar em destaque municípios da região com estações ferroviárias – Abrantes, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha -, onde vão decorrer nesta semana que antecede a Páscoa, espectáculos multidisciplinares gratuitos que têm por tema central a dança, afirma uma nota de divulgação da iniciativa.
Os outros dois “caminhos” têm por temáticas a Água, a decorrer em Julho e com actividades centradas na música, e a Pedra, agendado para outubro e dedicado ao teatro.
As iniciativas, que envolvem os 13 municípios do Médio Tejo - Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha – têm por objectivo colocar a região “na rota do turismo cultural”.
Na informação divulgada pela organização sobre o que vai acontecer ao longo desta semana, destaca-se o espectáculo “Andar”, da coreógrafa Aldara Bizarro. Projecto de criação que envolve 50 bailarinos amadores dos cinco municípios, o espectáculo, que “reúne a poesia de Ana Hatherly e o movimento de andar pelas ruas”, poderá ser visto, sempre às 18h30, nos dias 14, no Café Paraíso em Tomar, 15, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e 16, no centro histórico de Mação.
No Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, Vincent Glowinski, conhecido desde que preencheu as paredes de Bruxelas com os seus desenhos gigantes, tem a sua primeira apresentação em palco, dias 13 e 15 às 21h30, com “Human Brush”, juntando desenho, coreografia e tecnologia digital.
Quem se ‘perder’ pelo Médio Tejo poderá ainda assistir, e participar, nos dias 14 no Castelo de Almourol e 15 no centro histórico de Mação, às 21h00, no “Baile dos Candeeiros”, um “espectáculo mágico em que o corpo dos bailarinos dá vida à luz de belíssimos candeeiros de época e que envolve o público num baile espontâneo”.
As praças José Raimundo Soares, em Abrantes, e da República, em Tomar, vão receber os concertos do grupo Galandum Galundaina (música tradicional portuguesa), dia 13 às 23h00, e do fadista Ricardo Ribeiro, dia 16, às 21h30, respectivamente, actuando a Dixie Band dos Xaral´s Dixie no dia 13 às 19h00 na estação ferroviária do Entroncamento.
Paralelamente aos espectáculos, os criadores Marina Palácio, Paulo Carmona, o Teatro de Ferro, Violant e Yola Pinto estão a realizar residências artísticas nestas cidades.