uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Petição reclama obras na antiga escola primária de Mouriscas

Petição reclama obras na antiga escola primária de Mouriscas

Existe um projecto para requalificação do espaço mas não há dinheiro para a intervenção. Há quem tema que a casa um dia venha abaixo mas a presidente da Câmara de Abrantes garante que não.

A antiga escola primária de Mouriscas, propriedade da Câmara de Abrantes embora esteja cedida à Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas (ADIMO), encontra-se em avançado estado de degradação. A presidente do município, Maria do Céu Albuquerque (PS), reconhece a necessidade de obras mas desdramatiza e diz que não acredita que o edifício venha abaixo.
Esse sentimento não é partilhado por alguns cidadãos residentes em Mouriscas, que decidiram lançar uma petição pública “Pela recuperação e requalificação da antiga escola primária de Mouriscas!Antes que a mesma nos caia em cima da cabeça!”, disponível para assinar na Internet em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83908. Está também à disposição em formato papel “em vários cafés de Mouriscas e já conta com mais de 400 assinaturas”, disse a
O MIRANTE o proponente António Louro.
“Existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN 3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas”, pode ler-se na petição.
O edifício da escola primária foi construído nos finais de 1920. A Junta de Freguesia de Mouriscas ocupou o referido edifício em 1986, fazendo ali exposições temporárias do espólio museológico de que era detentora. Mas foi a ADIMO, através de protocolos com a câmara municipal e junta de freguesia, quem recebeu o edifício e o espólio nele contido.

Sem dinheiro da Europa não houve obras
“Existe um projecto de recuperação do mesmo edifício - Centro Cultural e Associativo de Mouriscas - aprovado pela câmara municipal, que foi objecto de candidatura ao PRODER em 2014”. O promotor era a ADIMO e a Câmara de Abrantes financiava a fatia que não tivesse comparticipação da União Europeia. A obra seria adjudicada através de consulta a, pelo menos, três empresas, explicou a O MIRANTE o presidente da ADIMO, Humberto Lopes.
Só que, diz o mesmo responsável, “depois da candidatura apresentada e, ao que supomos (não há nada escrito), na altura da aprovação a câmara informou a ADIMO que não poderia financiar a componente nacional devido a alterações das regras de financiamento introduzidas no PRODER à última hora e a obra só poderia ser adjudicada em concurso público e não por consulta, de acordo com as regras comunitárias”.
O orçamento era de cerca de 450 mil euros, o financiamento PRODER de 300 mil euros, a componente da câmara de cerca de 150 mil euros. Para a ADIMO ficaria reservada a aquisição do equipamento necessário que orçava em cerca de 50 mil euros.
Maria do Céu Albuquerque confirma que a ADIMO tem um projecto de recuperação feito. “Infelizmente não conseguiu reunir condições para se candidatar no quadro comunitário anterior. Garantimos a componente do financiamento nacional, mas estamos a falar de um investimento de cerca de meio milhão de euros, e portanto a nossa intenção é continuar a trabalhar no sentido da ADIMO poder candidatar-se a fundos comunitários e aprovarmos a componente nacional”.
Por seu lado, a ADIMO explica ter proposto à Câmara de Abrantes, em ulho de 2014 que, “não podendo financiar a candidatura da associação ao PRODER, se fizesse uma intervenção que foi devidamente projectada e orçamentada, para salvar o edifício da derrocada, no valor de, aproximadamente, 150 mil euros (equivalente à verba acordada, que não podia ser utilizada na candidatura, mas podia ser utilizada pela câmara em obra sua). Uma proposta que a câmara rejeitou e comprometeu-se a verificar o edifício, que é seu património, e a fazer as intervenções que julgasse necessárias para evitar o que actualmente está à vista: a derrocada”, diz Humberto Lopes.

Petição reclama obras na antiga escola primária de Mouriscas

Mais Notícias

    A carregar...