
Unidade de Reserva Logística Nacional já está instalada em Almeirim
Campus da Protecção Civil ganha novas valências em terrenos cedidos pelo município
A Unidade de Reserva Logística Nacional e o Parque de Veículos do Centro Táctico de Comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), construídos em dois lotes de terreno na Zona Industrial de Almeirim, já estão em funcionamento.
A inauguração decorreu no sábado, 8 de Abril, na presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. “É a primeira base de apoio logístico nacional da nova geração. Baptizamos esta infraestrutura como o Campus da Protecção Civil e há que dar jus ao nome e isso quer dizer que este vai ser a melhor infraestrutura nacional de protecção civil”, afirmou o governante.
O parque de viaturas e a unidade de reserva ficam junto à Base Permanente da Força Especial de Bombeiros (FEB), uma obra de 450.000 euros inaugurada há dois anos. Num total de 1.600 metros quadrados de área coberta, a Unidade de Reserva Logística tem reservadas áreas de trabalho para a recém-criada Brigada Logística da FEB, a quem será entregue a operacionalização desta unidade. No novo edifício ficarão armazenados todos os equipamentos operacionais da ANPC, com excepção dos destinados a ajuda humanitária, que continuarão armazenados na Base Aérea de Sintra. Os espaços foram cedidos pelo município de Almeirim, por 20 anos, à ANPC.
O Parque de Veículos Operacionais Nacionais, visa acomodar os veículos que compõem o Centro Táctico de Comando, como o veículo mortuário, o veículo de apoio alimentar, o veículo frigorífico, entre outros.
Adjudicada terceira fase do campus
O Município de Almeirim adjudicou, no dia 9 de Março, a construção da terceira fase do Campus da Protecção Civil de Almeirim. Nesta última fase vai ser construído o Comando Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Santarém (CDOS), actualmente a funcionar em instalações arrendadas no Lezíria Retail Park, que se junta à Base da Força Especial de Bombeiros e à Unidade de Reserva Logística de âmbito nacional.
De referir ainda que, por decisão do Governo, as duas últimas obras, Unidade de Reserva Logística (URL) e CDOS, vão ver a comparticipação dos fundos comunitários reforçada. Ou seja, em duas obras de cerca de 700 mil euros cada, a Câmara de Almeirim pagará apenas cinco por cento. O restante é totalmente comparticipado por Bruxelas.
Pedro Ribeiro acrescenta ainda que vão ser “fixados no concelho cerca de 100 postos de trabalho que diariamente fazem da cidade o seu local de trabalho”. Cerca de 60 desses postos de trabalho já estão fixados, são os “canarinhos” da Força Especial de Bombeiros.

Mais Notícias
Destaques

Figueira da Índia é o novo filão agrícola de Azambuja
