uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nersant prossegue com Programa de Aceleração para preparar novos empresários

Nersant prossegue com Programa de Aceleração para preparar novos empresários

Programa passa também por visitas a empresas e centros tecnológicos inovadores

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém – tem vindo a realizar na região programas de aceleração de ideias de negócio que apoiam empreendedores a transformar a sua ideia de negócio em actividades comerciais. No dia 27 de Abril (quinta-feira) vai iniciar novo programa de aceleração de ideias na Startup Santarém.
A primeira edição deste programa decorreu em Santarém em Outubro e Novembro do ano passado, tendo agora o mesmo programa sido repercutido na região do Médio Tejo, mais concretamente em Torres Novas, em Março e Abril deste ano. Nesta última edição do programa, que contou com a participação de 15 projectos e 18 empreendedores, as opiniões foram unânimes quanto ao sucesso do programa.
Tiago Lopes foi um dos empreendedores participantes no programa de aceleração realizado em Torres Novas e, embora não possa revelar o nome da sua empresa por motivos associados à marca, não quis perder a oportunidade de dar o seu testemunho quanto ao programa, para que outros empreendedores possam, daqui para a frente, vir a beneficiar do mesmo. Durante as oito semanas que compõem o programa, o empreendedor relatou que o mesmo “foi uma experiência muito rica, tendo o mesmo como vantagem, de facto, uma aprendizagem contínua de modelos de gestão, exemplos a seguir e a abordagem positiva ao empreendedorismo”. O empreendedor, que vai em breve criar a sua empresa na região, relatou ainda que o programa “está bem elaborado e permite aos futuros empresários uma análise crítica e detalhado do projecto, assim como uma reflexão dos pontos críticos a ter em conta”, disse Tiago, que enalteceu ainda “a selecção dos orientadores” levada a cabo pela NERSANT.
Uma das componentes diferenciadoras deste programa é também as visitas a empresas e centros tecnológicos inovadores, cuja experiência tem servido de inspiração aos empreendedores que passam pelo programa. No caso do programa de aceleração de Torres Novas em que Tiago Lopes participou, as visitas incidiram sobre as empresas Sumol+Compal e Couro Azul, e ainda sobre o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), na Marinha Grande. “As visitas a empresas de sucesso e a partilha de histórias por parte dos administradores são elementos fundamentais e de extrema motivação para futuros empresários”, fez saber o empreendedor Tiago Lopes.
Opinião semelhante tem a empreendedora Lea Gonçalves, que participou da mesma forma no programa de aceleração de ideias realizada em Torres Novas. Durante o programa, a empreendedora “acelerou” a Jasmim, uma empresa de produtos para bebés, dedicada ao desenvolvimento e comércio de produtos inovadores e à melhoria do design e funcionalidades dos já existentes. Embora ainda não tenha criado efetivamente a empresa, Lea vai em breve fazê-lo, até porque está em vias de lançar no mercado alguns produtos inovadores, cujo registo está em processo junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Quanto ao programa de aceleração, Lea corrobora a opinião de Tiago Lopes. “Para além de ser gratuito, o programa tem bons formadores e consultores, sempre prontos a apoiar cada um dos empreendedores no processo de desenvolvimento da sua ideia de negócio. É um programa bastante completo, que junta workshops, excelente formação e visitas a empresas…. É um programa verdadeiramente útil e diferenciado”. O balanço da participação no programa é, como não poderia deixar de ser, bastante positivo. “O programa deu-nos conhecimentos para melhorarmos o nosso projeto e ferramentas indispensáveis à sua concretização. Sem a NERSANT seria muito difícil passar da ideia à concretização, uma vez que esta associação, através deste programa, nos deu apoio nas mais diversas etapas da elaboração de um negócio. A NERSANT torna-se nosso parceiro, guiando-nos nesta difícil mas gratificante caminhada do empreendedorismo”, concluiu a empreendedora.

O que é o Programa de Aceleração de Ideias?

O Programa de Aceleração de Ideias da NERSANT consiste num programa inovador e condensado no tempo que, em apenas oito semanas (duas vezes por semana, à quinta e sexta-feira), procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projectos - da ideia ao negócio - e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização e entrada do projeto empresarial no mercado. Compreende a realização de 8 workshops de capacitação, acompanhamento com consultoria especializada e dedicada, um conjunto de visitas a empresas e centros tecnológicos, mentoria, networking e ainda a preparação de pitchs para apresentação a potenciais parceiros e/ou financiadores.
A componente de consultoria assume especial destaque, uma vez que cada um dos empreendedores pode trabalhar a sua ideia de negócio com o apoio de um consultor que fará um acompanhamento personalizado ao mesmo. Este trabalho é feito não só presencialmente (nos 2 dias da semana em que decorre o programa) mas também à distância (durante as 8 semanas) com recurso a uma plataforma especialmente criada para o efeito, onde cada uma das ideias de negócio é trabalhada por etapas.

Novo programa de aceleração em Santarém ainda em Abril

O novo Programa de Aceleração de Ideias de Negócio vai realizar-se na Startup Santarém e arranca já no dia 27 de Abril e decorrerá até 29 de Junho. As inscrições são gratuitas e estão já abertas em sitiodoempreendedor@nersant.pt. Cada inscrição é alvo de um processo de validação tendo em conta a disponibilidade efetiva dos promotores para a participação neste programa, bem como o grau de diferenciação do projeto que pretendem desenvolver.
De referir que até ao momento a NERSANT já levou a efeito duas edição do programa de aceleração de ideias com a participação de um total de 40 empreendedores, tendo a primeira sido realizada de igual forma na Startup Santarém, e a segunda, em Torres Novas. Esta última terminou no dia 7 de Abril, com a apresentação dos pitchs dos empreendedores aos mentores, empresários e potenciais investidores.

Nersant prossegue com Programa de Aceleração para preparar novos empresários

Mais Notícias

    A carregar...