Primeiro Plano
Tapetes de flores no Sardoal
Atapetar com flores as capelas e igrejas do Sardoal na altura da Páscoa é cumprir uma tradição antiga que ninguém sabe ao certo quando e por que motivo teve início. Diz a lenda, uma vez que não existe documento oficial, que tudo terá começado quando a população se preparou para receber a Rainha Santa Isabel que terá dado a primeira “carta de privilégio” à terra por volta de 1313. Como não havia dinheiro para tapetes persas as pessoas decidiram cobrir o chão com flores e frutos da época.
Primeiro Plano | 20-04-2017
Crianças com estilo de vida saudável na Feira da Saúde do Cartaxo
Associações de solidariedade social, organizações públicas e privadas, empresas e instituições de ensino, técnicos e associações ocuparam o centro do Cartaxo para participarem na Feira da Saúde, que decorreu junto ao edifício dos paços do concelho. Esta foi também uma oportunidade dos mais jovens praticarem desporto mostrando com alegria como se tem um estilo de vida saudável. Os mais velhos puderam fazer o exame à glicémia, colesterol, visão, entre outros. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Cartaxo integrada num programa alargado de actividades que durante oito dias assinalaram o Dia Mundial da Saúde em todo o concelho.
Primeiro Plano | 20-04-2017
Páscoa Greco-Romana em Santarém
A cerimónia da Páscoa da Igreja Greco-Católica Ucraniana levou no sábado, 15 de Abril, centenas de famílias ucranianas a residir na região à Igreja de Santa Clara, em Santarém. Vestidos a rigor e com as cestas recheadas de alimentos e cobertas com paninhos de rendas e bordados, prontas a serem benzidas, não perderam a oportunidade de tirar uma foto de família no ano em que a Páscoa das Igrejas Orientais celebra-se no mesmo dia da Páscoa da Igreja Católica Romana.
Primeiro Plano | 20-04-2017
Albandeio de Alpiarça nas festas de Constância
Vários elementos do Albandeio - Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça, marcaram presença na bênção das embarcações que decorreu no dia 17 de Abril, em Constância. Fundado a 25 de Setembro de 2010 o objectivo do grupo é divulgar as danças, os cantares e os trajes típicos de Alpiarça e também a cultura avieira com representações em palco. Conta com cerca de 50 elementos e já percorreu todo o país a cantar, dançar e a mostrar a cultura popular da vila.
Primeiro Plano | 20-04-2017