uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Valores de Abril devem ser mais promovidos entre juventude

Valores de Abril devem ser mais promovidos entre juventude

Mensagem deixada durante as comemorações da Revolução dos Cravos em Santarém

É importante ensinar aos mais jovens o que foram os tempos da ditadura do Estado Novo em Portugal e o que representou a revolução de 25 de Abril de 1974 para o país, bem como o contributo dado por Salgueiro Maia e os outros capitães de Abril na instauração do regime democrático que vivemos.
Essa foi uma das pedras de toque do discurso do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), durante a sessão oficial do 25 de Abril na cidade, que mais uma vez decorreu junto à estátua do capitão Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos, e juntou muita gente entre entidades oficiais e populares que quiseram assistir à cerimónia.
O autarca deu como exemplo de preservação dessa memória e desses exemplos a recriação histórica realizada na véspera e que levou uma multidão à antiga Escola Prática de Cavalaria, enaltecendo o papel da comissão para as comemorações populares do 25 de Abril em Santarém e do coronel Correio Bernardo (um capitão de Abril) na organização desse evento.
Mais uma vez as crianças das escolas da cidade estiveram envolvidas nas comemorações, cabendo desta vez a alunos da escola do Mergulhão lerem um texto alusivo à data e a Salgueiro Maia, onde foi recordada também a realidade do país antes da revolução, marcada pela guerra colonial, pela censura, pelo sectarismo político e pela falta de liberdade que levava inclusivamente à proibição da venda de Coca-Cola, como foi referido.
Margarida Lencastre leu a mensagem da comissão para as comemorações do 25 de Abril em Santarém exaltando os valores da liberdade. A sessão terminou com a Banda Filarmónica da Gançaria a tocar o ‘Grândola, Vila Morena’. Participou também um grupo de homens do Regimento de Manutenção do Entroncamento.

Valores de Abril devem ser mais promovidos entre juventude

Mais Notícias

    A carregar...