uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Agricultora faz morangos há dois anos e só teve prejuízos com o mau tempo
problema. Ana Marques pede a quem possa ajudar para dar plástico usado

Agricultora faz morangos há dois anos e só teve prejuízos com o mau tempo

Vento e chuva arrasa estufas de agricultora de Foros de Benfica do Ribatejo

Ana Marques, de Foros de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim, começou a cultivar morangos no ano passado e esta é a segunda vez que tem prejuízos devido ao mau tempo. Na madrugada de segunda-feira, 11 de Dezembro, o temporal destruiu-lhe as estufas e estragou várias plantas. A agricultora só em plástico de cobertura, que decidiu colocar este ano para ter a produção mais cedo e proteger as plantas, tem um avultado prejuízo. Por isso apela a quem lhe possa dar plástico usado, para que consiga salvar o que resta da cultura.
A agricultora do concelho de Almeirim, que começou a dedicar-se a esta actividade para não estar sujeita a horários rígidos e poder acompanhar o filho, de 20 meses, não tem seguro porque a área é pequena. No ano passado tinha dez mil pés de morangos. Este ano, devido ao insucesso da cultura anterior, meteu só seis mil pés, que custaram cerca de dois mil euros. O plástico que tinha comprado para cobertura voou com o vento e muitos dos arcos metálicos de suporte da cobertura ficaram tortos com a força do vento.
No ano passado a agricultora já se preparava para vender morangos, quando uma forte chuvada estragou a maior parte dos frutos, tendo conseguido apenas fazer dinheiro para pagar as plantas aos viveiros. Com o temporal de segunda-feira algumas plantas ficaram estragadas porque os plásticos que não voaram ficaram em cima dos morangueiros e acumularam água da chuva. Para conseguir retirar a água teve de furar os plásticos e assim nem esses conseguiu aproveitar.
Ana Marques vai agora esperar para ver se algumas plantas recuperam, mas sem plástico de cobertura e com alguns morangueiros feridos a produção vai ser baixa e já vai ser mais tardia do que pretendia.

Agricultora faz morangos há dois anos e só teve prejuízos com o mau tempo

Mais Notícias

    A carregar...