uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A tradição das Janeiras está bem viva em Vila Franca de Xira
Foto O MIRANTE - alegria. Grupos de vários pontos do concelho de Vila Franca de Xira

A tradição das Janeiras está bem viva em Vila Franca de Xira

Grupos locais foram aos paços do concelho cantar para os autarcas

Mais de 100 pessoas de quatro grupos locais estiveram no dia 9 de Janeiro na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a cantar as janeiras ao presidente do município, Alberto Mesquita, bem como aos vereadores do executivo municipal.
O Grupo da União Desportiva e Cultural do Forte da Casa, o Coro Notas Soltas, a Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas do Forte da Casa e a Academia de Cultura de Vila Franca de Xira cantaram com assinalável entusiasmo alguns versos de uma tradição popular portuguesa que, segundo Alberto Mesquita, “é para preservar”.
Os vários grupos actuaram primeiro no espaço exterior do edifício da câmara e depois subiram até ao salão nobre onde cantaram mais algumas músicas. No final, como manda a tradição, seguiu-se a partilha dos clássicos bolo-rei e licor, oferecidos pelo município, com momentos de música, alegria e animação num agradável momento de convívio.

Aos 89 anos o amor pela música mantém-se
Francisco Pinheiro Folgado tem 89 anos e é o membro mais velho do “Grupo de Cantares dos Reis e das Janeiras” da União Desportiva e Cultural do Forte da Casa. Aprendeu sozinho a tocar bandolim e cavaquinho, mas em conversa com O MIRANTE revelou que já não vai a tempo de cumprir o seu sonho: “Se fosse mais novo agarrava-me ao acordeão. Foi um sonho que não realizei e agora já estou velho para aprender”.
Desde os 13 anos que cumpre a tradição de cantar as Janeiras. Quase nonagenário, admite que só vai parar quando a saúde não o permitir. “Adoro música e todos os instrumentos que sei tocar, aprendi sozinho. Enquanto conseguir vou continuar a cumprir esta tradição”, concluiu.

A tradição das Janeiras está bem viva em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...