uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Masters de Inverno em natação com recorde de adesão nas piscinas de Vila Franca de Xira
Foto O MIRANTE

Masters de Inverno em natação com recorde de adesão nas piscinas de Vila Franca de Xira

Durante os dias 20, 21 e 22 de Janeiro, a piscina de Vila Franca de Xira recebeu o XII Open Internacional de Masters de Inverno/Campeonato Nacional de Masters de Inverno. O evento ficou marcado pelo recorde nacional de participações: 727 atletas estiveram em prova, sendo 481 masculinos e 246 femininos.
O MIRANTE esteve no evento e falou com Miguel Miranda, vice presidente para o pelouro dos Masters e natação artística e director da prova, que apontou alguns motivos para a forte adesão: “Este recorde justifica-se muito por uma mudança do espírito da sociedade que se está a tornar muito mais desportiva e pratica muito mais desporto. Justifica-se também pela aposta da Federação Portuguesa de Natação na visibilidade que dá a esta modalidade e na sua promoção”.
Devido às dimensões da prova não é qualquer piscina que pode acolher este tipo de eventos. Sobre as de Vila Franca, Miguel Miranda não tem dúvidas: “São excelentes. Têm capacidade mais que suficiente para albergar os atletas e todos os familiares. Se calhar estamos a falar de 1100 a 1200 pessoas que passaram nestes três dias pelas piscinas de Vila Franca de Xira e tudo correu da melhor forma”.
Mas nem só de competição vive este Masters. Telmo Pena, natural de Almeirim, foi um dos muitos participantes que esteve presente não pela disputa do primeiro lugar mas pelo convívio. “Participo há quatro anos e o que me move é a partilha de experiências. Competição? Só comigo próprio”. O empresário de 40 anos, que vive em Fazendas de Almeirim, justificou a fraca adesão dos clubes da região com “a falta de tempo das pessoas para treinarem” e acredita que “a ambição de praticar desporto ainda não está bem presente nos ribatejanos”.
A prova terminou com 68 recordes individuais e, no plano colectivo, o Algés e Dafundo venceu a Taça Masters e o Open Internacional de Inverno. Relativamente a emblemas da região, só Coruche, Salvaterra e Entroncamento marcaram presença.

Masters de Inverno em natação com recorde de adesão nas piscinas de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...