uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Aprovada proposta para incluir Mação nos projectos-piloto de reflorestação

Assembleia da República unânime na aceitação da iniciativa do PSD

Um projecto de resolução para incluir o concelho de Mação nos “projectos-piloto” prioritários de reflorestação foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República, na sexta-feira, 19 de Janeiro, numa proposta dos deputados do PSD eleitos por Santarém, Nuno Serra e Duarte Marques.
Para os parlamentares, esta iniciativa “visa corrigir a injustiça criada pelo Governo de não desenvolver este projecto experimental de reflorestação e reordenamento no concelho que mais defendeu essa iniciativa antes das tragédias” dos incêndios de 2017.
Duarte Marques realça que “não fazia sentido levar este modelo de projecto-piloto a concelhos onde arderam 100 hectares e deixar de fora outro onde arderam 30 mil hectares”. Os sociais-democratas defenderam que as “áreas ardidas deveriam ser aproveitadas como oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atractivo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.
O PSD recorda que os deputados eleitos pelo círculo de Santarém propuseram ao Governo a activação do “Plano Juncker” para investir na reflorestação. Na altura, Duarte Marques referiu que “se o plano Juncker, na sua versão inicial, já permitia o investimento no território, as alterações lideradas pelo eurodeputado português José Manuel Fernandes (PSD) tornaram ainda mais clara essa opção”.
Na sequência desta iniciativa o país vai candidatar-se ao Plano Juncker para obter financiamento para o projecto-piloto de gestão florestal do Pinhal Interior no valor de 100 milhões de euros. Sem este financiamento, “o Governo prevê investir 58 milhões de euros em arborização e rearborização do território e 125 milhões de euros no relançamento da economia”.

Mais Notícias

    A carregar...