uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A senhora comandante
Foto O MIRANTE

A senhora comandante

Lurdes Fonseca, 41 anos, tomou posse recentemente como líder do corpo activo dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos. É a única mulher na região com essa responsabilidade.

O mundo dos bombeiros está aos poucos a deixar de ser a coutada masculina que era há décadas e Lurdes Fonseca é uma prova disso ao tornar-se, recentemente, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, ficando para a história como a primeira mulher a liderar um corpo de bombeiros no distrito de Santarém. “Vou colocá-los todos em ordem”, disse a nova comandante após a tomada de posse na quinta-feira, 18 de Janeiro, referindo não recear que haja piropos por parte dos homens pois quando se chega a uma certa patente esse problema não existe.
Natural de Coruche e com 41 anos, Lurdes Fonseca sempre mostrou interesse em ingressar na carreira de bombeiro. De tal forma que, quando tinha 18 anos, decidiu inscrever-se nos Bombeiros Municipais de Coruche. Ainda se lembra bem do dia em que iniciou funções. Foi no dia 31 de Dezembro de 1994, data que coincidiu com o nascimento da sua sobrinha. “A minha cunhada estava grávida e o meu primeiro serviço de ambulância foi transportá-la do Centro de Saúde de Coruche para o Hospital de Santarém”, adianta.
Mas não só de histórias felizes se compõe a sua vida de bombeira. Há uns anos uma criança de quatro anos afogou-se no açude do Monte da Barca, em Coruche. “Nunca me esqueci desse momento”, confessa a comandante a O MIRANTE.

Dois filhos e duas licenciaturas
A par da carreira de bombeiro, Lurdes Fonseca licenciou-se em Informática de Gestão, pelo ISLA de Santarém, e posteriormente em Engenharia da Protecção Civil, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa. Entre 2008 e 2013 foi adjunta de operações do comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Joaquim Chambel. Desde então era bombeira nos Municipais de Coruche, onde o seu irmão é comandante.
“O meu irmão ficou orgulhoso e eu também por reconhecerem que tinha condições para executar o cargo”, admite Lurdes Fonseca, dizendo que desde sempre tanto ela como o irmão souberam separar a vida profissional da pessoal. “Nos bombeiros sempre o tratei como comandante. Já em casa somos irmãos e temos a nossa relação pessoal”, explica a nova comandante.
Para Lurdes Fonseca, mãe de dois filhos, um de sete e outro de ano e meio, para além da vasta experiência que já tem em gerir o tempo, existe algo fundamental que lhe permitiu ascender na carreira e aceitar o desafio: a sua família. “Eles são a minha retaguarda, o meu pilar, que me dá todo o apoio e tudo o que preciso para conseguir conjugar devidamente a minha profissional com a minha vida pessoal”. Caso, contrário, diz, seria impossível.

Orgulho de irmão

Orgulhoso e satisfeito. Foi assim que ficou o comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, Luís Fonseca, quando soube do desafio lançado à sua irmã, Lurdes Fonseca. Para o comandante, apesar da situação actual da corporação de Salvaterra de Magos não ser a melhor, acredita que a sua irmã irá desempenhar com muito sucesso a sua função. “Ela tem todas as competências operacionais para desenvolver este cargo neste corpo de bombeiros”, admite.

A senhora comandante

Mais Notícias

    A carregar...