Cineteatro municipal de Ourém recebe investimento de 2,2 milhões de euros
Edifício construído há 30 anos é a única sala de espectáculos propriedade da câmara
O Cineteatro de Ourém, única sala de espectáculos propriedade da câmara municipal, inaugurado há 30 anos, vai ser reabilitado num investimento previsto de cerca de 2,2 milhões de euros, disse o presidente da autarquia, Luís Albuquerque (PSD/CDS), em sessão camarária. “É a única sala de espectáculos da câmara e nunca teve qualquer intervenção de fundo nestes 30 anos”, afirmou o autarca, explicando que, neste momento, está a decorrer a fase para as empresas apresentarem as suas propostas. Está previsto que as obras arranquem no final do ano e tenham um prazo de execução de 20 meses.
“Este é um projecto que está incluído no PEDU [Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano] e foi iniciado no mandato anterior”, adiantou o autarca, acrescentando que houve um melhoramento do projecto com a introdução do sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Albuquerque referiu que a obra é financiada em 1,2 milhões de euros por fundos comunitários, sendo a verba restante assegurada pelo orçamento municipal. “Trata-se de uma obra de grande envergadura técnica e tem algumas especificidades, pelo que as empresas que concorrerem têm de apresentar alguns requisitos e demonstrar experiência nesta área”, referiu.
Para Luís Albuquerque, concluído o investimento, o concelho ganha uma sala que poderá acolher outro tipo de espetáculos. “Terá melhores condições para receber a actividade cultural que existe no concelho, para que as associações possam ter melhores condições para apresentarem o seu trabalho e o público outro tipo de conforto que não tem hoje”, garantiu, acreditando que o investimento vai valorizar muito a oferta de espaços culturais. Acrescentou que o objectivo é o de que o cineteatro apenas receba espectáculos de música, teatro, dança e outras artes”, mas não cinema como sucedeu no passado. “O município pretende encontrar condições noutro edifício para a criação de um pequeno estúdio para a exibição de cinema”, acrescentou.
A intervenção projectada inclui a reabilitação da envolvente exterior do edifício e substituição dos sistemas de cobertura e a remodelação dos espaços relativos à sala de espectáculos, áreas sociais e de apoios. O investimento contempla também a alteração e ampliação da caixa de palco e área de camarins, com a criação de acesso directo exterior para cargas e descargas e a adaptação da área do piso -1 para instalações sanitárias e acesso à plateia. Já a sala polivalente no piso 1 será ampliada, prevendo-se a instalação de elevadores nas áreas comuns e de camarins/palco que permitam a acessibilidade total ao edifício.