Cavaleiro Andante
Marcolinos e Firmininos!!!
• A professora Maria João Morais vai dar algumas dores de cabeça aos adeptos da igualdade de género. Tendo sido eleita para suceder a João Victal no cargo que este ocupava há vários anos, de Mordomo da Festa dos Tabuleiros de Tomar, será correcto chamar-lhe também Mordomo, sendo ela uma senhora? Nas séries de televisão, quando o cargo de administrar uma casa senhorial, por exemplo, é desempenhado por uma mulher, a designação usada é Governanta. Como o Cavaleiro Andante não acredita que alguém se atreva a usar essa designação na Festa dos Tabuleiros, será que vai ser criada a palavra Mordoma só para ela? Ou vai vencer o velho dicionário “machista” para desgosto das feministas e ela será mesmo a Mordomo, como mandam as regras?
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Espera aí que eu já te agarro!
Durante uma perseguição a assaltantes, a GNR de Almeirim ficou apeada porque a velhinha viatura que estava a utilizar bateu numa lomba e ficou com a tubagem do radiador furada. Mas se os assaltantes, que se deslocavam num potente Audi, se ficaram a rir, não riram por muito tempo. Dias depois, já com o carro arranjado, a GNR acabou por prendê-los, provando que a tal história da corrida entre a lebre e a tartaruga...ainda está muito actual!!
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Cabecinha pensadora!!!
Em 2009, quando era secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino aprovou um projecto de eliminação da única passagem de nível que ainda resta no Entroncamento mas a obra, que incluía um viaduto sobre a linha do Leste, nunca foi feita. Agora, com o argumento da falta de dinheiro, a Infraestruturas de Portugal anda a pensar obrigar o pessoal do Entroncamento a ir à Atalaia, no concelho da Barquinha, fazer a travessia da linha num viaduto que lá existe. O Cavaleiro Andante, atento ao problema e uma vez que Ana Paula Vitorino é agora ministra do Mar, deixa aqui uma sugestão. E se em vez de a travessia se fazer na Barquinha, se fizesse...na praia da Nazaré??!!
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Mono...
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Clemente, anunciou em Fátima, na segunda-feira, que a igreja católica vai uniformizar a informação a passar nos vários meios de comunicação social mesmo que isso signifique eliminar a originalidade de cada meio ou de cada grupo ou instituição. O Cavaleiro Andante respeita a decisão e até sugere que se é para ler a mesma coisa em todo o lado se faça apenas um jornal, uma rádio e uma televisão. Por uma questão meramente económica, claro!
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Nelson Carvalho perdeu a vergonha
O presidente do CRIA, Nelson Carvalho, mostrou disponibilidade para esclarecer os casos do CRIA que têm posto em causa a sua gestão. Depois de combinar dia, hora e local para a realização da conversa, Nelson Carvalho deixou dois jornalistas pendurados porque tinha um assunto para resolver. Embora se tenha cruzado com os jornalistas nas instalações da instituição foi por telefone, depois de receber uma chamada, que avisou que a conversa tinha que ficar para outro dia. Foi até hoje; a vontade de conversar era tanta que não avisou da indisponibilidade nem se mostrou preocupado por falhar ao prometido. O Barão de Abrantes perdeu a vergonha? É possível! O Cavaleiro Andante recorda-se do tempo em que o ex-autarca Nelson Carvalho, depois de deixar a presidência da Câmara de Abrantes, passou dois anos fechado num pequeno apartamento da região de Lisboa à espera que o telefone tocasse. Como não tocou teve que voltar para Abrantes. Merece por isso a oportunidade de viver à sombra da bananeira. Depois do CRIA ainda vamos vê-lo a gerir o sistema do passa-peixe no Açude de Abrantes, de livro na mão, a recitar o Sermão de Santo António aos Peixes, da autoria do Padre António Vieira.
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Malditas licenciaturas
O fantasma dos currículos e licenciaturas alegadamente forjados tem assombrado a classe política nacional ao longo dos anos e agora começou a pairar também sobre a Câmara de Santarém. Tudo porque o presidente Ricardo Gonçalves (PSD) contratou um assessor considerado técnico superior que afinal não terá a licenciatura completa. A oposição socialista tinha levantado a lebre há duas semanas e o presidente lá afirmou na última reunião do executivo que o dito assessor só agora reparou que afinal lhe faltaria uma cadeira para acabar o curso. Mas o presidente desvalorizou a situação dizendo que os cargos de nomeação política não exigem licenciatura aos seus titulares. Uma verdade irrefutável a que a bancada do PS respondeu com ironia, confessando a sua alegria por ter contribuído para que o assessor descobrisse que, afinal, ainda não era doutor e que ainda havia uma cadeirinha por fazer...
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Propaganda ou arqueologia?
Passou um Outono, passou um Inverno e os materiais da campanha eleitoral da CDU e do Bloco de Esquerda referentes às últimas eleições autárquicas (realizadas em 1 de Outubro de 2017) continuam a poder ser vistos pela cidade de Santarém, nomeadamente na Estrada de São Domingos. Estarão já a marcar lugar para as próximas eleições?
Cavaleiro Andante | 12-04-2018
Destaques
“A sesta agora é um luxo”
Festa da Sesta decorreu no domingo, 8 de Abril, no Olival, concelho de Ourém e O MIRANTE foi saber junto de alguns participantes o que pensam do antigo hábito de se dormitar um pouco depois do almoço.
Edição de 12-04-2018
Chuvas fortes podem ter causado descarga na Póvoa de Santa Iria
Autoridades continuam a apurar o que sucedeu junto ao parque ribeirinho
Edição de 12-04-2018
NERSANT iniciou acções de formação em Economia Digital
A internet ao serviço do marketing das empresas faz parte da formação-ação Move PME
Edição de 12-04-2018
“Poluição do Alviela afasta as pessoas e empresas de Pernes”
Presidente da junta de freguesia considera que é necessária vontade política para continuar o combate pela despoluição do rio.
Edição de 12-04-2018
“Alinhar os dentes sem aparelho?”
O Futuro mais perto de si na Clínica Dona Saúde
Edição de 12-04-2018