uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um pedaço do Japão na Fábrica das Palavras
Inauguração da exposição coincidiu com o início do ano escolar no Japão

Um pedaço do Japão na Fábrica das Palavras

Exposição “De Portugal para Kyushu” pode ser vista até 26 de Abril

A relação de amizade entre o município de Vila Franca de Xira e a ilha de Kyushu, no Japão, foi o mote que levou à organização da exposição “De Portugal para Kyushu”, inaugurada na sexta-feira, 6 de Abril, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.
A data para a inauguração coincidiu com o início do ano escolar no Japão, uma data simbólica para uma exposição que tem como público-alvo os estudantes dos dois países. Nos quatro biombos espalhados pelo terceiro piso, e com legendas nas duas línguas, os mais jovens são convidados a descobrir os vestígios da presença portuguesa em Kyushu que toca em alguns pontos com a tradição vilafranquense, nomeadamente na paixão pela tauromaquia.
Orlando Ferreira, da Associação Rotas da Lusofonia, destacou a O MIRANTE, a forma apaixonada como os japoneses vivem a relação com Portugal, que conduziu à concretização deste projecto. “Em Nagasaki existe inclusive uma Associação de Fãs de Portugal”, disse.
Esta exposição vai manter-se em Vila Franca de Xira até 26 de Abril, altura em que vai iniciar um périplo pelos cinco municípios portugueses geminados com Kyushu, seguindo depois para o Japão, tendo o seu fim marcado para Maio de 2019 em Nagasaki.
Na inauguração esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, o ministro-conselheiro da embaixada do Japão em Portugal, Hiroki Saio, as vereadoras Manuela Ralha e Fátima Antunes e o vereador Mário Calado.

Um pedaço do Japão na Fábrica das Palavras

Mais Notícias

    A carregar...