uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Gomes

João Gomes

Mecânico e escriturário, na Vermoto Lda., 24 anos, Santarém

Costuma comprar um jornal pelo que vê na primeira página? Sim, costumo ler as “gordas” para ficar logo a par dos destaques.

Se for abordado por um mendigo, dá-lhe dinheiro? Não dou porque não acredito que seja a forma mais correcta de ajudar alguém. Se a pessoa tiver fome o mais que posso fazer é levá-la a algum lado para comer, por exemplo.

Na fila do supermercado dá a vez a pessoas mais idosas? Faço isso por uma questão de respeito e educação. Não posso esquecer que foi aquela geração que me deu a liberdade com a qual acordo todos os dias.

Acha que o sistema de justiça funciona em Portugal? Sinceramente, acho que não. O dinheiro fala mais alto e quem o tem safa-se, na grande maioria das vezes.

Que conselho daria ao primeiro-ministro? Dizia-lhe para se tentar colocar no lugar de certos chefes de família mais desfavorecidos para sentir a angústia dessas pessoas. E dizia-lhe para tudo fazer a fim de evitar estes males na nossa sociedade.

A que político colocava a “cabeça no cepo”, metaforicamente falando? Ao ex-primeiro ministro José Sócrates porque foi o seu governo que prejudicou o país em grande escala.

No Verão a que petisco não resiste? Não resisto a uma apetitosa caracolada por ser sinónimo de convívio e diversão.

Ainda há dinheiro para comer fora? Pode não haver muito mas cada um é que tem de saber gerir a sua própria vida. Temos de saber viver e retirar da vida o bom que ela tem.

Era capaz de se tornar vegetariano? De maneira nenhuma. Sou um bom apreciador de carne e a nossa gastronomia é rica em pratos de carne. Adoro carne de porco à alentejana, por exemplo.

Qual o alimento que não comia nem que lhe pagassem? Detesto rúcula e espargos.

Quem gostava de convidar para lanchar? Convidaria o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Adorava falar com ele sobre o estado do nosso Pais.

Gosta de conduzir? Alguma vez foi sujeito a um teste de alcoolemia? Gosto bastante de conduzir. Adoro sentir aquela sensação de liberdade de estar ao volante do meu carro e já soprei no balão. Acredito que é uma excelente prática para a prevenção de acidentes rodoviários.

Já alguma vez teve de mudar um pneu do carro? Nunca mudei e da única vez que o poderia ter feito tive de ligar para a Brisa a pedir auxílio por não ter uma chave de porcas que me permitisse fazê-lo.

É daquelas pessoas que tem que estacionar mesmo à porta de todos os locais onde vai mesmo em transgressão? Admito que sou. Não gosto muito de andar quando posso estacionar perto do local onde vou. Mas quando o faço não demoro mais de cinco minutos, o que se resume a ir ao multibanco, por exemplo.

Qual é a pior coisa que lhe podem fazer? Odeio que me façam esperar. Sou uma pessoa que recebeu uma educação com base no respeito por horários, logo tornei-me exigente nesse aspecto.

Já aderiu à moda das caminhadas? Sou jogador de futebol e por conseguinte já faço exercício físico regularmente. No entanto, adoro acompanhar a minha mãe durante as suas caminhadas. Acredito que as pessoas estão a aderir a um estilo de vida mais saudável.

Quando se desloca prefere que meio de transporte? O carro. Não gosto de depender de nada, somente de mim.

É adepto de algum clube? Qual foi a maior “loucura” que fez pelo seu clube? Sou adepto do grande Sporting Clube de Portugal mas até hoje ainda não fiz nenhuma loucura pelo meu clube. Quem sabe no futuro...

Se lhe saísse o Euromilhões qual era a primeira coisa que fazia? Comprava uma casa. Hoje em dia, uma casa é das coisas mais importantes que uma pessoa pode ter.

Se pudesse encarnar uma personagem por um dia, qual escolheria? Jordan Belfort, o corretor da bolsa de valores interpretado por Leonardo DiCaprio no filme ‘O Lobo de Wall Street’.

Se pudesse ter um super poder qual escolheria? O da invisibilidade. Não gosto de ser notado.

Costuma assistir a concertos de Verão? Adoro os concertos de Verão, como por exemplo o do Sudoeste e o do Sumol.

João Gomes

Mais Notícias

    A carregar...