Câmara de Santarém oferece bilhetes para a Feira da Agricultura no dia do concelho
Quem quiser entrar de borla no dia 7 de Junho pode dirigir-se ao Posto de Turismo, a uma das juntas de freguesia do concelho ou à bilheteira da feira e levantar o bilhete mediante a apresentação de um documento que certifique a residência no concelho.
A Câmara de Santarém quer entrar no ‘Guiness Book’, com o recorde da maior concentração de barretes de campino em 2019, durante o dia do município na Feira Nacional da Agricultura (FNA). O actual recorde foi registado na Festa da Amizade, em Benavente, em Junho de 2016, onde cinco mil pessoas enfiaram o barrete.
Para já, este ano será uma espécie de experiência para o que acontecerá “à grande” em 2019. “Desafiamos, por isso, que todos os munícipes levem um barrete na cabeça no dia 7 de Junho, dia do município na FNA”, adianta a vereadora da Câmara de Santarém, Inês Barroso, referindo que essa é outra forma de entrar de borla na feira no próximo dia 7 de Junho.
A autarquia vai distribuir bilhetes gratuitos para que todos os munícipes do concelho possam entrar no dia 7 de Junho no recinto onde decorre o certame, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA). A autarquia está preparada para oferecer 40 mil bilhetes mas, referiu o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, “se forem necessários mais, ninguém ficará à porta”. É que, admite, “em algumas freguesias, sobretudo do norte do concelho, já não há aquela tradição que já houve de visita à FNA. E nós queremos reverter isso”.
Os bilhetes podem ser adquiridos até dia 6 de Junho. Basta dirigir-se ao Posto de Turismo, a uma das juntas de freguesia do concelho ou na bilheteira da FNA e comprovar a residência com o Cartão de Cidadão. Pode ainda receber o seu bilhete mostrando o registo na aplicação do “Município de Santarém”, que deve ser instalada no telemóvel ou tablet (Android ou Iphone), na bilheteira da FNA.
Ricardo Gonçalves afirmou que o investimento de 25.000 euros, que inclui o concerto agendado para essa noite (banda HMB) e uma largada de toiros, visa “reaproximar a população da feira”, acabando com o “afastamento” sentido desde que o certame passou, em 1994, para a Quinta das Cegonhas.
Inês Barroso afirmou que o dia do município vai envolver associações, instituições, escolas, movimentos e artistas da cidade, convidados a aproveitarem os espaços livres do certame para interagirem com os visitantes. Nesse dia, será ainda apresentado o programa “Verão In.Str” que animará a cidade durante três meses a partir de 22 de Junho. Aos comerciantes foi lançado o desafio de decorarem as montras usando os barretes de campino, “imagem de marca da identidade ribatejana”, referiu.
Pela primeira vez, a autarquia vai dispor, nos nove dias do certame, de um ‘stand’ no átrio de entrada da feira, onde funcionará uma delegação do posto de turismo e o espaço empresas, que facultará uma sala para reuniões de negócios e uma zona para apresentações de empresas do concelho.