Cavaleiro Andante
Verdes são os campos...
Este quintal fica no Entroncamento, na Rua António Marques Agostinho. Como logo ao lado está a Capela de S. João Baptista, os mais brincalhões especulam que a erva se destina a alimentar as ovelhinhas do senhor. Do senhor proprietário do terreno...claro. E muito saboroso deve ser o pasto porque os animais, na ânsia de entrar para tasquinhar...até deitaram o portão abaixo.
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Cada cabeça sua sentença
A Câmara da Chamusca anuncia que o novo centro de saúde da vila vai abrir já este ano de 2018 mas a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo anuncia noutro cartaz que será só em 2019... Perante a incoerência dos diagnósticos, resta ao Cavaleiro Andante desejar que um deles esteja certo e que o parto não fique para as calendas...
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
São peanuts!
A inauguração do Núcleo Rural de Coruche já foi feita mas o projecto que a autarquia ambiciona para o antigo quartel de bombeiros ainda está a meio. Parece que não tem sido fácil concretizar, no primeiro andar, o sonho da incubadora de empresas. Mas o presidente da câmara, Francisco Oliveira, diz que o projecto é para avançar este ano. E só lhe faltou dizer que isso são “peanuts” (amendoins), como aqueles que foi aproveitando para debicar depois do discurso...
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Uma velha nova tecnologia
Que os portugueses são bons na arte do desenrascanço toda a gente o sabe. Agora que ainda andavam por aí ‘discmans’ em circulação foi uma novidade. E, pelo que o Cavaleiro Andante verificou, o leitor de CD dos anos 90 não deixou ficar mal o Coro do Círculo Cultural Scalabitano na terceira edição do seu concerto para surdos. É o que se pode chamar com toda a propriedade uma velha nova tecnologia...
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Inclinação para...o deixa andar!
Cada cidade tem o monumento inclinado que merece. Há a famosa Torre de Pisa, a ligeiramente inclinada Torre dos Clérigos, no Porto...e há, no Entroncamento, na Avenida José Eduardo Victor das Neves, um muro inclinado, que se mantém assim há anos, apesar de até já ter sido objecto de conversa no período de conversa mole das reuniões municipais, que se irá manter como está...até cair!
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Afandangar
O fandango, na versão Ribatejana, era uma dança de desafio, interpretada por dois homens frente a frente, em alternado frenesim de sapateado. Entretanto, com a ascensão da mulher a quase todas as profissões, ocupações e actividades e mesmo sem recurso a quotas, o fandango ribatejano também passou a ser dançado, como noutros locais do país, por mulheres, tornando-se uma dança mais fofinha e doce, para deleite dos movimentos feministas, igualitários e LGBTTTs. O Cavaleiro Andante compreende a alteração registada, apesar de achar que há ali um défice... de pampilho!
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Mitologias...campestres!
Muitos séculos depois do bíblico Bezerro de Ouro, destruído por Moisés, eis que a Golegã se apresenta como a terra do toiro bravo dourado, muito mais dourado que os douradinhos do capitão iglo. Ter uma escultura de um toiro numa praça ou numa rotunda, qualquer terra ribatejana pode ter. Ter um toiro todo douradinho é que não para todos. E o Cavaleiro Andante não se espantará se um dia destes a escultura do cavalo, na rotunda de entrada da vila, também apareça no mesmo tom. É que por aqueles lados quando é para doirar...vai tudo a eito!
Cavaleiro Andante | 31-05-2018
Destaques
Câmara de Santarém oferece bilhetes para a Feira da Agricultura no dia do concelho
Quem quiser entrar de borla no dia 7 de Junho pode dirigir-se ao Posto de Turismo, a uma das juntas de freguesia do concelho ou à bilheteira da feira e levantar o bilhete mediante a apresentação de um documento que certifique a residência no concelho.
Edição de 31-05-2018