uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Feira da Agricultura dá a provar a produção nacional

Certame decorre de 2 a 10 de Junho e acolhe novamente, em paralelo, a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém.

O “melhor da produção nacional” vai ser dado a provar de 2 a 10 de Junho, em Santarém, na 55.ª edição da Feira Nacional da Agricultura/65.ª Feira do Ribatejo, no espaço Salão Prazer de Provar. A FNA volta a acolher, a exemplo dos anos anteriores, a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT).
O programa da Feira Nacional da Agricultura (FNA), este ano dedicada ao olival e ao azeite, destaca, além da componente técnica e de discussão e reflexão sobre o sector, a presença dos produtos premiados nos concursos nacionais que o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) promove entre Dezembro e Maio em colaboração com a Qualifica, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.
“Os ‘Melhores dos Melhores’ estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo assim o contacto directo do consumidor com o que de melhor se faz no nosso sector”, afirma o CNEMA. Será possível encontrar “vários produtos de grande qualidade”, como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, vinhos, entre outros bens alimentares, decorrendo ações de “Cozinha ao Vivo”, com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre vinhos e azeites. O espaço alberga a iniciativa “Portugal Sou Eu”, promovida pelo Ministério da Economia para a dinamização e valorização dos produtos portugueses, acrescenta.
A degustação pode prosseguir nos diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e nas tasquinhas das associações e colectividades do concelho de Santarém presentes no certame, num espaço este ano dotado de sistemas de refrigeração e vista privilegiada para os palcos onde decorre a animação e as provas equestres.
Os visitantes podem ainda contactar com uma “mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos, além de uma grande exposição de galinhas poedeiras (com mais de 500 exemplares) ao ar livre.

Xutos e Pontapés a abrir

O cartaz de espetáculos da feira inclui concertos com os Xutos e Pontapés (dia 2), HMB (dia 7), Kura e David Antunes & The Midnight Band (dia 8) e Matias Damásio (dia 9), além das tradicionais largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Mais Notícias

    A carregar...