uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Santarém avalia alternativas para antigo bairro militar sem interessados
Vereador Jorge Rodrigues diz que a autarquia procura soluções para aquele património

Câmara de Santarém avalia alternativas para antigo bairro militar sem interessados

Hasta pública para venda dos quatro blocos de apartamentos ficou novamente deserta, apesar do preço já estar em metade do valor inicialmente fixado.

A hasta pública para alienação dos quatro lotes do antigo bairro militar de Santarém voltou a ficar deserta, apesar da descida de 30% do preço que havia sido apresentado há três meses. O vereador da Câmara de Santarém com o pelouro do Património, Jorge Rodrigues (PSD), disse que houve dois pedidos de visita aos imóveis, que se juntaram à realizada antes da hasta pública marcada para 23 de Fevereiro (por um promotor que fez uma proposta “bastante abaixo” do considerado aceitável pelo município), mas não deu entrada nos serviços nenhuma proposta.
Os quatro blocos de 32 apartamentos, devolutos e em acentuado estado de degradação, alojaram militares a prestar serviço na extinta Escola Prática de Cavalaria, que saiu de Santarém em 2006. O valor base de licitação do edital de Fevereiro último, de 375.424 euros por lote, baixou em 30%, para os 262.797 euros, uma segunda descida depois da hasta pública de 2017, que passou dos 536.320 euros (em Fevereiro) para os 375.424 euros (em Abril).
A ausência de interessados fará com que a Câmara de Santarém analise agora duas outras possibilidades, disse. Uma será a abertura de candidaturas ao programa “Reabilita Primeiro Paga Depois”, que prevê a venda de edifícios municipais devolutos, com obrigação de realização de obras de reabilitação pelo adquirente, que pode diferir o pagamento do preço até colocação do imóvel no mercado, após o licenciamento e a execução das obras.
A outra passará por encontrar parceiros interessados em reabilitar os imóveis para habitação a custos controlados ou para estudantes, disse Jorge Rodrigues. O autarca afirmou que a “dinâmica que o mercado mostra neste momento” pode tornar viável a primeira possibilidade.

Reabilitação urbana com muitos projectos
Segundo Jorge Rodrigues, os dados do IFRRU 2020, instrumento financeiro para a reabilitação urbana, no concelho de Santarém são “muito animadores” quanto aos projectos entrados na autarquia e mais ainda quanto às intenções de investimento existentes.
Os processos entrados no município, acompanhados de orçamentos, totalizam neste momento os 2,5 milhões de euros, mas, se se juntarem os pedidos feitos junto da banca, o valor sobe para os 6,9 milhões de euros, afirmou.
“Se se concretizarem vamos ter a cidade transformada num estaleiro”, disse o autarca, sublinhando que os projectos abrangidos por este instrumento financeiro se inserem na Área de Reabilitação Urbana, que integra o centro histórico de Santarém e os bairros, junto à margem do Tejo, da Ribeira de Santarém e de Alfange.

Câmara de Santarém avalia alternativas para antigo bairro militar sem interessados

Mais Notícias

    A carregar...