Martins Lopes homenageado pela Misericórdia da Golegã onde é provedor honorário
Centro Social de Férias para Seniores baptizado com o nome de Martins Lopes
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, Comendador António José Martins Lopes, foi homenageado no sábado, 26 de Maio, durante as comemorações do 465º aniversário da instituição. A homenagem consistiu na atribuição do seu nome ao equipamento centro social de férias para seniores. A decisão foi ratificada pela Assembleia Geral de Irmandade, por unanimidade.
O início das comemorações teve lugar no CATEI – Centro de Acolhimento Temporário de Emergência a Idosos, antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, ao qual se passou para a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, conhecida pelos goleganenses por “Igreja da Misericórdia”.
Passou-se para o Centro de férias para seniores onde decorreu a homenagem ao Comendador Martins Lopes e onde o presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez; Dias Coimbra representante das Misericórdias de Portugal e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil discursaram agradecendo ao Comendador Martins Lopes pelo seu profissionalismo constante perante adversidades e humanidade incomparável.
Antes da visita às residências denominadas por Nossa Senhora das Misericórdias e às hortas biológicas, visitou-se o edifício composto por dois pisos, o Lar Rodrigo de Cunha Franco.
No jardim do Lar Rodrigo da Cunha Franco decorreu o almoço, acompanhado por discursos a enaltecer a SCMG como uma casa de amor e com valores presentes na instituição como o respeito, compromisso, confiança e solidariedade, graças ao trabalho do Comendador Martins Lopes e a toda a equipa que com ele colabora. Fernanda Oliveira foi a oradora nos vários equipamentos sociais visitados nesse dia, pertencentes à Santa Casa da Misericórdia da Golegã.
Estiveram presentes dezenas de convidados, entre colaboradores, utentes, amigos, personalidades políticas e representantes de várias Misericórdias. No fim das comemorações do dia 26 o Rancho Folclórico “Os Camponeses”, de Riachos, animou o almoço com danças e cantares. No dia seguinte, 27 de Maio, realizou-se a procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos.