uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Toiros e sardinhas marcam a Festa da Amizade de Benavente
Certame realiza-se entre os dias 28 e 30 de Junho

Toiros e sardinhas marcam a Festa da Amizade de Benavente

A festa começa no dia 28 de Junho e tem para oferecer 5.000 quilos de sardinhas, 10.000 pães e 5.000 litros de vinho a todos os forasteiros que visitarem a vila. A festa brava é presença forte no programa mas também não falta a música.

No ano em que celebra 50 anos a Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente realiza-se de 28 a 30 de Junho e, como manda a tradição, sardinha, pão e vinho não podem faltar. E porque em terra de aficionados o toiro tem sempre protagonismo há esperas e entradas, largadas e picaria à vara larga durante os três dias do programa.
O dia mais aguardado é sábado, 30 de Junho, com cerca de 50 assadores em brasa espalhados pelas ruas da vila, prontos para assar os cinco mil quilos de sardinhas. Este dia, conhecido como o dia da sardinha assada comemora-se há meio século em Benavente.
O programa estreia-se na quinta-feira, 28 de Junho, com um encierro de três toiros pelas ruas da vila, a partir das 17h50, e largada de toiros na manga pelas 18h30. As tasquinhas de comércio estão abertas ao público às 20h30. A noite termina com música, dança e muita animação, com as actuações do grupo GRIFO, o espectáculo de dança “Quem é o Bob?” e o espectáculo musical com Los Gaboneros. Para os mais resistentes pelas 00h50 há largada no recinto da picaria.
No segundo dia há encierros e largadas pela mesma hora. Destaque para a inauguração da exposição de fotografia “Rostos da Festa”, no Museu Municipal de Benavente, às 21h30, e desfile de fanfarras de várias corporações de bombeiros, às 21h50. Os espectáculos musicais “Los Cavakitos”, “Pringá/Sevilhanas” e “Gritos Mudos – Tributo aos Xutos” fazem a abertura da noite que só termina depois do encierro com três toiros pelas ruas às 00h50 e largada de três toiros na manga em recinto alargado, à 1h30.
No sábado, o dia começa às 09h00, com a concentração de campinos, jogos de cabrestos, cavaleiros amadores e atrelagens junto às piscinas municipais e às 10h00 tem início o desfile pelas ruas da vila em direcção ao recinto do Calvário. Após a missa campal (10h30) será prestada homenagem póstuma ao campino e autor da Picaria de Benavente Joaquim Isidro, no recinto da Picaria (11h00). A partir das 13h30 realiza-se o almoço de campinos e cavaleiros amadores. O primeiro toiro entra nas ruas pelas 18h00, guiado por campinos e cavaleiros amadores, e segue-se a entrada de mais quatro toiros na manga, às 18h30.
No ano em que a festa celebra 50 anos os fogareiros serão acesos após o lançamento de 50 morteiros, cerca das 21h30, e a partir daí começa a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho. A noite prossegue com o espectáculo pelas ruas da vila com as charangas Amigos da Rambóia e Camisas Negras e os espectáculos musicais pelos The Pilinha, Jorge Paulo e Susana, Adérito José, DAMA e João Paulo. Antes do último encierro e largada de quatro toiros na manga serão nomeados os novos sardinheiros da festa do próximo ano.

Toiros e sardinhas marcam a Festa da Amizade de Benavente

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques