uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Crítica ao programa “Brigada do Amarelo” da Câmara de Vila Franca de Xira

Gostei muito da iniciativa do programa Brigada do Amarelo, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, junto da comunidade escolar. Espero que tenha incentivado muitas famílias a separar as embalagens para reciclar!
Mas agora chegou o brinde de participação e estragou tudo! Ainda por cima veio também o brinde do ano passado (o que significa que a câmara ficou com caixas deste artigo para despachar)! Em anexo está uma fotografia dos brindes referidos.
Desconheço os objectivos pedagógicos concretos deste programa, mas a separação de resíduos para reciclagem enquadra-se na política dos 3 Rs. De facto, está já bastante sustentado que, para salvar o planeta, a primeira prioridade é Reduzir, depois Reutilizar e só no fim Reciclar!! Ou seja, os brindes são totalmente desadequados pois apresentam-se como uma contradição à lógica ecológica e ambientalista em que se inserem!
Para presentear as crianças com um prémio de participação faço uma proposta - uma visita de estudo ao Aterro Sanitário do Mato da Cruz. Fui lá em criança e vim impressionada com o cheiro e a realidade do lixo, num tempo em que ainda só se separava o vidro. Quando começou a recolha selectiva de embalagens e papel fiquei aliviada por saber que, finalmente, podia contribuir para a diminuição de sítios como aquele aterro e desde então separo os resíduos.
Margarida Dinis Cavaleiro
Alverca do Ribatejo
(Encarregada de educação de um aluno da Escola da Quinta da Vala)

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques