uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Associações juntam-se por mais camas para deficientes mentais
APPACDM de Santarém e Associação Salvador juntos para obterem mais camas de internamento

Associações juntam-se por mais camas para deficientes mentais

APPACDM de Santarém e Associação Salvador promovem até Fevereiro dezenas de iniciativas

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém vai desenvolver até Fevereiro, em conjunto com a Associação Salvador, dezenas de iniciativas que visam a angariação de fundos. O objectivo é aumentar a capacidade de internamento e responder à procura das famílias dos seus utentes.
Segundo o presidente da direcção da APPACDM de Santarém, Luís Amaral, há pelo menos 30 utentes da instituição a aguardar por uma cama, tendo em conta as dificuldades crescentes das famílias, envelhecidas, para lhe garantirem o devido apoio nas suas residências.
A instituição tem, entretanto, dois projectos a aguardar financiamento para poderem avançar: um que visa expandir o internamento actual nas instalações situadas no Vale de Santarém para acolher mais oito camas, com um custo estimado de 250 mil euros, e outro para aumentar em mais 12 camas o espaço existente no Cartaxo.
Aguardando a abertura de um novo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) para candidatar esses projectos, a APPACDM de Santarém procura desenvolver iniciativas que permitam ir reunindo fundos que assegurem a sua parte no financiamento. O projecto com a Associação Salvador nasce nesse âmbito. O projecto “Juntos”, apresentado no dia 24 de Outubro, numa sessão que reuniu responsáveis das duas instituições e de todos os patrocinadores, tem previstas cerca de 40 iniciativas dirigidas à população. Ao todo, vão estar envolvidos 52 voluntários e 47 organizações.
O objectivo é conseguir angariar 20 mil euros, sendo que, no caso da Associação Salvador, os fundos que lhe couberem se destinarão à aquisição de material adaptado para pessoas com deficiência motora.
A APPACDM de Santarém apoia, diariamente, 300 pessoas com deficiência, proporcionando aos seus utentes actividades socioeducativas e ocupacionais, formação e integração profissional e de intervenção precoce. A Associação Salvador, fundada em 2003, procura promover a integração das pessoas com deficiência motora e melhorar a sua qualidade de vida.

Associações juntam-se por mais camas para deficientes mentais

Mais Notícias

    A carregar...