uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras no Bairro Azul da Póvoa de Santa Iria obrigam ao realojamento de 29 famílias
Depois de pronto o Bairro Azul da Póvoa de Santa Iria ficará com melhores condições para os moradores - FOTO - CM Vila Franca de Xira

Obras no Bairro Azul da Póvoa de Santa Iria obrigam ao realojamento de 29 famílias

Requalificação profunda de habitações e espaços exteriores do bairro vai custar um milhão e 400 mil euros

Arrancou em Outubro e prolonga-se até ao final do último trimestre do próximo ano as obras profundas de requalificação do bairro PER (Programa Especial de Realojamento) da Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria, também conhecido como Bairro Azul. Nesta primeira fase 29 famílias começaram a ser realojadas temporariamente noutras habitações para permitir que o interior das suas habitações possa ser intervencionado.
Ao todo serão desocupados 82 apartamentos daquele bairro, com todos os moradores a ficarem alojados temporariamente noutras habitações. Nesta intervenção da Câmara de Vila Franca de Xira vão ser gastos 1 milhão e 400 mil euros nas obras, que terão comparticipação da União Europeia.
Além do interior das habitações a requalificação geral do bairro inclui tratamento de fachadas, coberturas e espaços comuns. “Na primeira fase desta intervenção entraram em obra dois prédios, correspondendo a 31 fracções municipais, duas das quais se encontravam devolutas. No caso das famílias que habitavam as demais fracções, o Departamento de Habitação e Coesão Social da câmara municipal assegurou a mudança desses moradores, acompanhando e alojando provisoriamente um total de 29 famílias, num trabalho social de proximidade que acautelou as necessidades específicas de cada situação”, explica a câmara em comunicado.
Catorze famílias recorreram a apoio familiar, sendo que o município contribuirá com uma ajuda monetária mensal às famílias. As restantes 15 foram realojadas em fracções municipais e uma num apartamento alugado pelo município. “Os bens dos moradores ficarão guardados em instalações cuja segurança foi devidamente acautelada”, assegura o município. Prevê-se que esta primeira fase da obra esteja concluída num espaço de quatro meses.
De todos os bairros sociais do Programa Especial de Realojamento do concelho de Vila Franca de Xira, o Bairro Azul, da Póvoa de Santa Iria, era dos que mais necessitava de uma intervenção urgente. Em Dezembro do ano passado já tinham ficado concluídos os trabalhos de requalificação dos espaços exteriores do bairro, que orçaram em 158 mil euros.

Obras no Bairro Azul da Póvoa de Santa Iria obrigam ao realojamento de 29 famílias

Mais Notícias

    A carregar...