Cavaleiro Andante

Impostos...fonéticos.
O Administrador Executivo da Rodoviária do Tejo, Orlando Ferreira, lembrou nas declarações que fez para a edição de aniversário de O MIRANTE, um curioso imposto que, no século dezanove era cobrado aos barcos que transportavam mercadorias entre Abrantes e Lisboa, chamado Tramagalho. A recordação foi feita a propósito do imposto adicional sobre os combustíveis criado na altura da troika, que continua a penalizar quem usa o gasóleo como combustível. Perante tal situação O Cavaleiro Andante sugere que para rimar com Tramagalho, o imposto tenha também um nome que termine em alho mas com uma referência a carro. E que tal...Carravalho??!!!
Cavaleiro Andante | 28-11-2018

Touradas na TV.
O sociólogo Luís Capucha voltou a ser um dos grandes defensores da tauromaquia em mais um debate do programa televisivo Prós e Contras, da RTP, que contou com a presença de autarcas como Ricardo Gonçalves (Santarém), Francisco Oliveira (Coruche) e Alberto Mesquita (Vila Franca de Xira). Como neste tipo de debates toda a gente fala e no fim fica tudo na mesma, salta à vista aquele momento em que, quando se falava de cuidar de animais, Capucha perguntou a um dos anti-taurinos na sala se tinha ratazanas em casa e se as alimentava porque, afinal de contas, são bichinhos como os outros. O adversário respondeu ironicamente que sim. E foi a partir desse momento que o debate passou a cheirar... a esgoto.
Cavaleiro Andante | 28-11-2018

Contra factos...
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), pediu na última reunião do executivo ao vereador Rui Barreiro (PS), para - “no que pudesse” - ajudar a autarquia na luta contra a praga de pombos tendo em conta a sua experiência como autor da reabertura da caça ao melro, em 2011, quando foi Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. Barreiro não gostou da chalaça e disse que a história estava mal contada, retorquindo com ironia que Ricardo anda sempre a ler o mesmo jornal. Pelos vistos, Barreiro anda a comer muito queijo e já não se lembra da portaria que assinou no jornal mais respeitado e incontestado do país, o Diário da República, no dia 7 de Abril de 2011, que incluía o melro nas espécies cinegéticas que podiam ser caçadas. E, sendo assim, o Cavaleiro cá está para lhe avivar a memória...
Cavaleiro Andante | 28-11-2018


A medalha e o cagaçal.
O presidente da Câmara da Golegã, Veiga Maltez, vai propor a atribuição da medalha de mérito municipal ao comando territorial de Santarém da GNR, pela atitude firme e pedagógica que a Guarda Nacional Republicana demonstrou durante a última Feira Nacional do Cavalo. O autarca recordou na última reunião de câmara que um grupo de cavaleiros esteve numa madrugada da feira em frente à sua casa a assobiar e a tocar buzinas - contestando as novas regras que proibem a circulação de cavalos e charretes na vila entre as 02h00 e as 07h00 da manhã - e a GNR “teve um papel essencial”. O Cavaleiro Andante regista e considera a distinção bem merecida, pois não há nada como uma boa noite de sono, sem relinchos, buzinas ou outros cagaçais, depois de um dia de festa rija...
Cavaleiro Andante | 27-11-2018


Estudantes fizeram gazeta.
O presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), Ivan Ferreira, lamentou, no seu discurso durante a sessão solene de abertura do ano lectivo do Politécnico de Santarém, que estivessem tão poucos alunos no auditório da ESAS. O Cavaleiro Andante compreende o desalento do dirigente associativo, mas também a opção da maioria dos estudantes. Afinal de contas, com um dia tão bonito lá fora quem é que está para perder a tarde num auditório a ouvir uma resma de discursos de gente engravatada?
Cavaleiro Andante | 26-11-2018


É fartar...vilanagem!!
A 15 de Outubro, na reunião do Conselho Municipal de Segurança da Chamusca, o Comandante do destacamento da GNR, sargento-ajudante Paulo Petinga, informou que, em Dezembro vai haver um reforço do número de efectivos no destacamento. Será que o assalto à Caixa Agrícola representa um “forcing” dos gatunos para “limparem” tudo até à chegada... dos tais reforços?
Cavaleiro Andante | 24-11-2018


“Asalto al banco??!! No pasa nada!!!”
No sábado de madrugada foi assaltada a Caixa Agrícola da Chamusca. Horas depois, às 16h10, no seu Facebook, o Presidente da Câmara, Paulo Queimado, publicou com uma foto, a mensagem: “Reunião de Presidentes de Câmara do PS com o Secretário Geral e Primeiro Ministro António Costa”. Para quem possa achar estranho nem um pio sobre o assalto, o Cavaleiro Andante lembra que o Conselho Municipal de Segurança da Chamusca tomou posse no dia 28 de Setembro e reuniu pela primeira vez a 15 de Outubro. Ou seja... está tudo sob controle!!!
Cavaleiro Andante | 22-11-2018

Destaques

Startup Santarém à espera de autorização para ampliar instalações
Há empresários a aguardar espaço para criar o seu negócio. Neste momento estão 43 empresas instaladas.
Edição de 28-11-2018