uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Empresa da Vala do Carregado é das primeiras no mundo a produzir novo antibiótico 
Alberto Mesquita visitou as instalações da Cipan acompanhado de Teresa Alves, CEO da empresa e Héctor Ara, presidente do grupo SuanFarma

Empresa da Vala do Carregado é das primeiras no mundo a produzir novo antibiótico 

Cipan deu a volta à crise e está novamente numa fase de crescimento

Empresa passou por um período difícil nos anos da crise mas está novamente num percurso ascendente, duplicou o número de trabalhadores e melhorou os seus resultados anuais.

A empresa produtora de antibióticos Cipan, localizada na Vala do Carregado, Castanheira do Ribatejo, vai ser das primeiras no mundo a produzir omadaciclina, um novo antibiótico derivado da tetraciclina que se destina a combater infecções urinárias, pneumonia e infecções de pele.
Para começar a produzir o composto activo do novo antibiótico - que vai ser depois vendido a uma empresa norte-americana, a Paratek - a empresa está a investir seis milhões de euros na sua fábrica, incluindo na renovação da unidade fabril, cujas obras devem ficar concluídas durante o próximo ano para que a produção se inicie. Soma-se a isso 2,5 milhões de euros já investidos na área ambiental e de armazenamento, incluindo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
A Cipan, criada há 55 anos e adquirida pelo grupo espanhol SuanFarma há dois anos, recebeu na quinta-feira, 15 de Novembro, a visita do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que ficou a conhecer os sinais positivos de mudança na empresa, que atravessou dificuldades durante os anos da crise e teve de realizar um despedimento colectivo de 60 pessoas.
Das sinergias obtidas com o grupo SuanFarma resultou um crescimento da unidade fabril, retomando os lucros e duplicando o número de funcionários, tendo actualmente 180 colaboradores, 56 dos quais com formação superior. Teresa Alves, CEO da empresa, explica que muitos dos trabalhadores que tiveram de ser despedidos há dois anos foram convidados a voltar e grande parte aceitou o desafio.

Principal empregador da zona
A empresa, que é a principal empregadora da zona norte do concelho de Vila Franca de Xira, registou em 2017 um volume de negócios de 19 milhões de euros, mais 7,6 milhões que no ano anterior e espera atingir, no final deste ano, um movimento de 25 milhões de euros.
Héctor Ara, presidente do grupo SuanFarma, diz que a aposta na compra da Cipan foi acertada e abre as portas para criar naquela fábrica do concelho de Vila Franca de Xira, num futuro próximo, um centro de investigação europeu, à boleia da capacidade de crescimento da empresa.
A firma tem também o objectivo de retomar a produção de antibióticos antigos, destinados sobretudo ao mercado chinês, a que corresponderá um investimento a rondar os 1,5 milhões de euros.

Quem são os novos donos da Cipan

Em Setembro de 2016 a Cipan foi adquirida pelo Grupo SuanFarma que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de matérias-primas e produto terminado para os sectores farmacêutico, biotecnológico, veterinário, nutricional e cosmético. Com uma rede comercial que abrange mais de 60 países, a SuanFarma tem filiais nos EUA, América Latina, Médio Oriente e Ásia e apresentou vendas anuais de cerca de 172 milhões de euros em 2017.

Empresa da Vala do Carregado é das primeiras no mundo a produzir novo antibiótico 

Mais Notícias

    A carregar...