uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Úlitma Página: Fazer acontecer

Os leitores são os melhores Provedores de um jornal. O MIRANTE é um dos jornais portugueses que faz a diferença na relação com os leitores

O desafio desta crónica é escrever sobre os leitores de O MIRANTE e a importância das suas mensagens. A dona Joaquina está no centro de dia na Misericórdia de Santarém e telefonou-me um dia destes para o número fixo do jornal para me dar um abraço e deixar um recado afectuoso sobre o que pensa do nosso trabalho. Conhecemo-nos de longa data embora sejamos de épocas um pouco diferentes. Os afectos que sempre trocamos em tempos passados foram os de vizinhos que se vigiam embora cada um para seu canto. Eu morava no alto da vila e ela sempre morou, do que me lembro, na parte baixa. Quando recebi o recado, ao chegar de um dia na rua, pensei: vou visitá-la e dar-lhe um abraço e um beijo. Um dia quando estiver no lugar dela vou gostar de me lembrar, de memória cheia, das pessoas que me pintaram os olhos de verde. Entretanto o tempo passou e a promessa ficou por cumprir. Quando lá for, espero que seja muito em breve, já tenho mais um motivo de conversa.


O MIRANTE promove como poucos jornais em Portugal uma política editorial que permite a colaboração dos leitores nomeadamente com sugestões para reportagem ou notícias. Um jornal de serviço público tem obrigação de ficar atento e abrir as suas páginas aos leitores quando eles são colaborantes e, muitas vezes, nos metem pelos olhos dentro assuntos que de outra forma nunca seriam notícia.
Nem sempre os leitores ficam satisfeitos com o resultado do nosso trabalho; e há alguns que se manifestam de forma ruidosa, usando um vernáculo pouco apropriado para quem pediu ajuda ou, simplesmente, cumpriu a sua obrigação cívica. Quando não gostam, em vez de continuarem o diálogo com a redacção do jornal, partem para a ofensa e a depreciação do trabalho por não ter sido feito do jeito que sugeriram. Não é preciso bater mais no ceguinho para constatar que qualquer matéria editorial pode ter vários capítulos; e os jornalistas não são verbos de encher para os leitores como não são para qualquer outra entidade.
Os melhores provedores de um jornal são os seus leitores. Para cumprirem bem esse papel têm que perceber a importância da sua participação, ou colaboração com o jornal, e a missão do jornalista que está quase sempre na pele do operário. JAE

Mais Notícias

    A carregar...