uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Politécnico de Santarém com mais 300 estudantes
José Mira Potes (à direita) com Isaura Morais e Ricardo Gonçalves e com o representante da comissão organizadora das comemorações dos 130 anos da Escola Agrária, Alberto Miranda (à esquerda

Politécnico de Santarém com mais 300 estudantes

Sinais positivos e promessas de mudança na sessão solene que marcou o começo de mais um ano lectivo. Novo presidente da instituição sublinhou o crescimento no número de alunos como um indicador positivo e prometeu mais assertividade no desenvolvimento de novos projectos e na procura dos parceiros adequados.

O Politécnico de Santarém cresceu 8% no número de estudantes matriculados nos cursos das suas cinco escolas superiores, em relação a 2017, contando agora com 3.877 alunos matriculados, mais 299 do que no ano transacto.
Esses dados foram revelados pelo presidente do instituto, José Mira Potes, durante a sessão solene de abertura do ano académico, que decorreu na tarde de quarta-feira, 14 de Novembro, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém.
José Potes referiu perante a bem composta plateia que esse é “um bom indicador no início deste nosso mandato, mas que não pode deixar de significar também que a equipa que nos antecedeu na presidência deste Instituto deu, diariamente, o melhor do seu esforço”.
Informou ainda que está a ser desenvolvido um conjunto de trabalhos preparatórios para se elaborar um “verdadeiro plano estratégico”, envolvendo diversas entidades locais e regionais, “para que a estratégia do IPSantarém prossiga ao encontro dos desígnios regionais e assim possamos servir o bem público com o melhor do nosso saber”.
O presidente do IPSantarém revelou também que desde a sua tomada de posse, em Setembro último, tem procurado imprimir uma dinâmica mais assertiva ao desenvolvimento de projectos, procurando parceiros adequados e programas promissores. “Um dado adquirido é a forte necessidade de constituição de um sólido gabinete de projectos que possa dar garantias de execução dos mesmos de forma eficaz e coerente”, realçou.
Jorge Justino homenageado
Na sessão foi ainda prestada homenagem ao anterior presidente do instituto, Jorge Justino, que deixou o cargo em Setembro último, e a quem José Potes deixou o seu agradecimento pelo trabalho desenvolvido.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, aproveitou o seu discurso para fazer o elogio de Jorge Justino em termos pessoais, profissionais e institucionais, anunciando que vai propor ao Conselho da Medalha Municipal a atribuição da Medalha da Cidade ao antigo presidente do Politécnico de Santarém.

Autarcas querem um Politécnico mais forte

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), exortou a nova presidência do Politécnico de Santarém a fazer ainda mais pelo desenvolvimento da instituição, nomeadamente com “uma maior aproximação ao tecido económico e social” da região, sublinhando que quanto mais o IPSantarém crescer mais cresce a cidade, o concelho e a região.
Para isso é preciso ser competitivo na captação de alunos - “cabe-nos também trabalhar para isso” -, afirmou o autarca, referindo que os cerca de três mil estudantes que frequentam as quatro escolas superiores do IPSantarém na cidade constituem uma mais valia para a economia local e não só.
Também a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), sublinhou a importância que a Escola Superior de Desporto teve para o seu concelho, referindo que os cerca de mil alunos representam dez por cento da população da cidade e transformaram-na em termos económicos e sociais nas últimas duas décadas. Um crescimento que trouxe algumas dores associadas, nomeadamente devido à pouca resposta na área do alojamento para estudantes de fora. A esse nível, revelou que a autarquia vai dar o seu contributo com a construção de residências (ver texto nesta página).

Politécnico de Santarém com mais 300 estudantes

Mais Notícias

    A carregar...