uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Fótica - Uma aventura da fotografia em Torres Novas” no Museu Carlos Reis
foto DR Fernando Duque Simões foi fundador e o primeiro repórter fotográfico da Fótica

“Fótica - Uma aventura da fotografia em Torres Novas” no Museu Carlos Reis

Exposição mostra ao público relíquias da empresa, fundada em 1951.

Está a decorrer até 3 de Fevereiro, no Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas, a exposição Fótica - Uma aventura da fotografia em Torres Novas, que assinala a fundação da casa de fotografia Fótica, em 1951, pelos irmãos Fernando Duque Simões e José Duque, no nº 15 da Rua da Levada, num espaço fronteiro ao actualmente ocupado pela empresa.
Fotos históricas como as dos antigos jogadores da selecção nacional, Eusébio e José Torres (natural de Torres Novas) na inauguração do estádio municipal em 1969; do embate de um camião na frontaria da Casa Morais em 1963 e de um incêndio num armazém de tecidos situado na praça 5 de Outubro, em 1973, podem ser vistas na exposição, bem como fotos de visitas à cidade do presidente da República Américo Tomás em 1973 e de um comício da CDE (Comissão Democrática Eleitoral) no Teatro Virgínia em 1969 com a sala cheia e cartazes onde se podem ler frases como “Democratização do Ensino”, “A Verdade é Mais Forte Que As Algemas” ou palavras como “Amnistia” “Liberdade”.
Há ainda outras fotografias simbólicas como a de uma fila de espera de eleitores na praça 5 de Outubro em 1975, a passagem de ciclistas da volta a Portugal de 1980 na rua da Levada e visitas dos políticos Francisco Sá Carneiro do PPD/PSD e Mário Soares do PS, em 1979, durante a campanha para as eleições Legislativas que seriam ganhas pela Aliança Democrática (aliança entre PPD/PSD, CDS e PPM).
Para além de co-proprietário da Fótica, Fernando Duque Simões foi o primeiro repórter fotográfico da casa e o catálogo da exposição revela a curiosa estratégia que utilizava para publicitar a Casa.
“Aos domingos, depois de fotografar os jogos do Clube Desportivo de Torres Novas no Almonda Parque, corria para a câmara escura, revelava rolos e papéis e, meia hora depois do jogo ter terminado, já estavam dezenas de pessoas de olhos na montra da loja a ver as imagens do jogo penduradas na vidraça. Não vendia uma. Era estratégia de publicidade à Loja”.
Em Julho do ano passado, Fernando Duque Simões decidiu doar ao Museu Municipal de Torres Novas - Museu Carlos Reis, uma importante colecção de cerca de 100 peças, incluindo câmaras fotográficas, câmaras de filmar, projectores de cinema de super 8mm, entre outros objectos, por si reunidos ao longo de décadas. Entre os objectos doados estão alguns de importância simbólica para a cidade, como a câmara de estúdio do fotógrafo amador António Campos e curiosidades já raras, como uma Lanterna Mágica da fábrica alemã de Ernest Plank.

“Fótica - Uma aventura da fotografia em Torres Novas” no Museu Carlos Reis

Mais Notícias

    A carregar...