Teatro Cegada com mais de sete mil e quinhentos espectadores no ano passado
Companhia de Alverca estreia “Casal Aberto” a 25 de Janeiro.
A Companhia de Teatro Cegada, com sede no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca já trabalha a programação deste ano, depois de ter fechado 2018 com bons resultados em termos de público e de número de apresentações. Com cerca de 65 por cento da actividade centrada na sua sede (44 sessões públicas), o Cegada levou ainda a efeito a iniciativa “Noites no Largo do Pelourinho” - ciclo inserido na Programação Cultural de Verão da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que conta com o apoio do Jornal O MIRANTE desde a primeira edição - por onde passaram mais de quatro mil espectadores e apresentou-se nas escolas do concelho e em vários pontos do país, nomeadamente no Montijo e em Coimbra.
“Estes resultados são apenas o reflexo numérico do reconhecimento e do carinho que recebemos diariamente da parte das pessoas e instituições com quem nos relacionamos e que, de ano para ano, são cada vez mais. Lembro que falamos de uma plataforma artística com orçamento apenas para quatro postos de trabalho fixo, recorrendo constantemente a criativos independentes. Se fizermos o cálculo aritmético obtemos, como indicador de valor médio, um número superior a uma centena de participantes por cada uma das sessões públicas realizadas - algo apenas pontualmente identificável no universo do serviço público prestado, pelas estruturas independentes, em todo o território nacional”, afirma Rui Dionísio, director artístico, encenador e programador.
Em Dezembro do ano passado, para além da programação regular do Teatro Estúdio Ildefonso Valério, com o concerto de Natal com a Orquestra de Vialonga, estiveram em curso trabalhos sobre cinco criações próprias - duas reposições de Óscar Wilde para estabelecimentos de ensino, duas estreias resultantes das oficinas de teatro ao serviço da comunidade envolvente e ainda os trabalhos sobre a estreia de Casal Aberto de Dário Fo e Franca Rame, com apresentação agendada para 25 de Janeiro e que contará com a interpretação de Susana Sá e Eurico Lopes.
A companhia Cegada, que fará a apresentação pública de toda a temporada a 26 de Janeiro, é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal - Cultura / Direcção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e foi galardoada pela redacção do Jornal O MIRANTE com o prémio Personalidade do Ano - Cultura em 2016.