uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Requalificação da Escola do Sardoal chegou depois de nove anos de espera
Ministro da Educação entrou em várias salas de aula e interagiu com os alunos

Requalificação da Escola do Sardoal chegou depois de nove anos de espera

Intervenção vai acabar com infiltrações que faziam chover nas salas de aula.

O ministro da Educação assinalou a abertura do novo período lectivo com uma visita às obras de requalificação da Escola Básica 2,3 e Secundária Dr.ª Judite Andrade e ouviu recados do presidente do município.
As obras de requalificação da Escola Básica 2,3 e Secundária Dr.ª Judite Andrade, em Sardoal, vão dar melhores condições à comunidade escolar e solucionar problemas como as infiltrações que faziam escorrer água nalgumas salas de aula sempre que chovia demasiado. Isso mesmo foi referido pelo presidente do município, Miguel Borges (PSD), na quinta-feira, 3 de Janeiro, durante a visita do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, ao Agrupamento de Escolas do Sardoal, que marcou o início do segundo período do corrente ano lectivo.
O autarca lembrou, no entanto, que esteve “mais de nove anos para tentar convencer os decisores políticos da necessidade deste investimento”, numa escola degradada e que não apresentava condições em termos de conforto para as crianças”, que, quando estava mau tempo, ficavam “completamente encharcados” nas aulas.
Sem o investimento em curso, notou Miguel Borges, “não haveria projecto educativo que pudesse ser implementado com qualidade quando as crianças não têm o mínimo conforto que é exigido e que está de acordo com aquilo que é um país europeu e com o que são as aprendizagens e o ensino do século XXI”.
O autarca refere que a reabilitação em curso vai “projectar o parque escolar concelhio para a próxima década” e vai preparar arquitectonicamente o edifício para poder crescer.
Durante a visita, o ministro da Educação elogiou a “generosidade” da Câmara do Sardoal, sendo uma das 300 autarquias do país que fez um esforço de articulação com a tutela para permitir que a sua escola fosse reabilitada. O governante referiu ainda que esta requalificação “vai mudar a face e a infraestrutura completa da escola” do Sardoal, cujo agrupamento conta com 447 alunos.
O projecto do novo parque escolar, cuja obra arrancou em Novembro de 2018 e tem um prazo de execução de dois anos, compreende a construção de 22 salas de aula, sala de música, laboratórios, salas de TIC, biblioteca, salas de EVT, sala polivalente, áreas exteriores cobertas, papelaria, refeitório, equipamentos infantis, recreio coberto, espaços administrativos e um polidesportivo ao ar livre.

Um banho de realidade
E porque era a primeira vez que Tiago Brandão Rodrigues visitava o Sardoal, o ministro aproveitou ainda para conhecer também o projecto educativo do Agrupamento de Escolas, tendo visitado as diferentes aulas em todos os níveis de ensino, e interagido com os alunos de cada turma sobre diversos temas do quotidiano e outros ligados à formação pessoal e profissional.
“O ensino de aprendizagem nesta escola acontece”, referiu o governante a
O MIRANTE, dizendo-se orgulhoso pelo que viu naquele estabelecimento escolar que integra as 235 escolas do projecto piloto da autonomia e flexibilidade do Ministério da Educação. “Este bom banho de realidade é sempre retemperador no início de um novo ano e de um novo período lectivo”, destacou.

Requalificação da Escola do Sardoal chegou depois de nove anos de espera

Mais Notícias

    A carregar...