uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prémios Personalidade do Ano entregues a 14 de Fevereiro em Santarém

Reconhecimento público de instituições e personalidades que se destacaram em 2018

Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem. Esta semana divulgamos o Prémio Personalidade do Ano - Nacional, o prémio Personalidade do Ano - Tauromaquia e o prémio Personalidade do Ano - Cultura. Este ano a cerimónia de entrega dos prémios Personalidade do Ano, realiza-se no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, no dia 14 de Fevereiro.

António Ramalho é Personalidade do Ano - Nacional para os jornalistas de O MIRANTE

Personalidade do Ano – Nacional
António Ramalho - Presidente do Novo Banco

É natural que muitas pessoas de Santarém já se tenham cruzado, na cidade ou no concelho, com o Presidente do Novo Banco, António Ramalho. Profissionalmente não prescinde dessa presença e particularmente devido às relações com a família da sua esposa. O seu casamento foi realizado numa “inesperada” e “sui-generis” missa campal em Pontével e tem uma casa na Azóia de Baixo onde costuma passar algum do seu tempo livre. Foi durante muitos anos frequentador do Kartódromo de Almeirim e continua a fazer percursos de bicicleta entre Lisboa e Santarém ou Azambuja.
Apesar de já ter ocupado cargos de gestão na área dos transportes e das Infraestruturas, o actual presidente do Novo Banco, António Ramalho, costuma dizer que tem a banca no sangue, por influência do seu pai que foi o director número um do Banco de Fomento Nacional. Licenciado em Direito pela Universidade Católica, foi na banca que começou o seu percurso profissional aos trinta anos de idade, tendo sido um dos gestores mais novos do sector. Desempenhou funções bancárias, no Pinto & Sotto Mayor, Santander, BCP e Unicre.
Na altura em que foi convidado para gerir o Novo Banco, António Ramalho era Presidente Executivo da Infraestruturas de Portugal. Entre 2004 e 2006 foi presidente da CP - Comboios de Portugal.

Joaquim Campino presidente à direcção da Poisada do Campino

Personalidade do Ano – Tauromaquia
Associação Cultural a Poisada do Campino -- Azambuja

A Associação Cultural A Poisada do Campino, em Azambuja, foi fundada a 19 de Março de 1989. Na génese da sua criação esteve o desejo de preservar a identidade taurina da localidade e de prestar homenagem aos campinos. Um outro objectivo, que se mantém até aos dias de hoje, é ajudar o município na organização da Feira de Maio.
A Poisada do Campino é hoje uma referência regional e tem duas secções. O grupo de forcados amadores de Azambuja, que tem 23 elementos e que está a apostar forte em regressar à glória de outros tempos e a escola de toureio, que treina 13 alunos e que tem visto nos últimos meses a procura de jovens a aumentar. A associação é também responsável pela dinamização da praça de toiros da localidade, realizando nela corridas de toiros, vacadas e treinos dos forcados e dos alunos. Para ajudar a financiar as actividades da associação a sede é usada também como espaço para pequenas festas, convívios e colóquios.

Elementos da direcção do CCRS com o presidente Elias Cachado Rodrigues ao centro

Personalidade do Ano - Cultura
Centro Cultural Regional de Santarém

Criado a 10 de Julho de 1980, na sequência de um projecto de descentralização cultural da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) surgiu com a preocupação da formação de agentes culturais e da divulgação do produto artístico dos núcleos culturais espalhados pelo distrito.
Hoje em dia o CCRS propõe-se acolher e dinamizar manifestações culturais, constituindo um pólo activo de debate da cultura e da cidadania. O Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, criado pelo Centro, voltou a ser atribuído em 2018. Contando com centena e meia de cooperantes, o Centro é sede do Grupo Guitarra e Canto de Coimbra do TEATRINHO – Teatro para Crianças, de um Ateliê de Artes Plásticas e de um Núcleo de Fotografia.

Mais Notícias

    A carregar...