uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Maria Francisca Zarco Adrião Alves da Luz
foto DR Maria Francisca Zarco Adrião Alves da Luz Médica veterinária, Torres Pet, Torres Novas

Maria Francisca Zarco Adrião Alves da Luz

Médica veterinária, Torres Pet, Torres Novas

Costuma dar boleia a estranhos? Não costumo dar boleias a estranhos. Quando não conhecemos as pessoas não sabemos quais são as suas verdadeiras intenções.

Que político convidava para almoçar? O Obama, um político “petfriendly”. Perguntava-lhe como encara presentemente a situação na América e o seu reflexo no mundo.

O que faz falta na sua terra? Mudei-me para Torres Novas há cerca de dois meses e ainda não tive tempo para perceber o que faz falta.

Para que país não viajava mesmo que lhe pagassem tudo? Acho que não rejeitava nenhuma oferta desse tipo. Adoro viajar e conhecer realidades diferentes.

A que petisco não resiste? Adoro umas boas gambas ao alho.

Alguma vez pensou em emigrar? Fui emigrante em Luanda, Angola, durante sete anos. Regressei este ano, em Janeiro. Se existir outra oportunidade para ir viver e trabalhar para outro sítio, por que não?

Qual o piropo mais original que já lhe disseram? Prefiro não responder.

Gosta de conduzir o carro ou prefere que a conduzam? Adoro conduzir, sempre gostei. Mas também gosto que me conduzam mas normalmente adormeço.

As redes sociais afastam-nos ou aproximam-nos dos outros? Pessoalmente, como vivi no estrangeiro algum tempo, acredito que as redes sociais foram uma forma de não perder o contacto com amigos e família e também uma forma de muitas vezes poder partilhar o meu dia a dia e a realidade em que vivi com essas mesmas pessoas.

Dia ou noite? Se tiver a ver com o que prefiro, depende do que tiver para fazer e da situação. Sou uma pessoa muito activa, gosto de me levantar cedo e ter sempre algo para fazer.

Se pudesse, para onde viajaria amanhã? Maldivas, adoro praia, sol e mar azulinho e quentinho.

Os homens hoje ainda dão mais atenção ao trabalho do que à família? Não sou a melhor pessoa para responder a essa questão mas acho que depende dos homens e depende dos objectivos que cada um tem.

Já pediu o livro de reclamações em algum estabelecimento? Nunca pedi livro de reclamações em lado nenhum.

Qual é a melhor forma de aliviar o stress? Ir à praia, montar a cavalo ou viajar.

Costuma votar?

Apenas votei uma vez.

As férias têm que ser planeadas ou gosta de ir à aventura sem destino marcado? Depende muito do sítio para onde decidir ir de férias. Mas se, por exemplo, for conhecer uma cidade que tenha muitos museus e parques prefiro planear as férias ao pormenor. Gosto de saber onde vou, o que vou visitar e que actividades posso fazer.

Tem página no Facebook? Tenho um perfil pessoal de Facebook e também giro uma página para promover a adopção de animais retirados da rua. Não sou contra o Facebook. Acho que funciona muito bem, porque é possível, através da exposição de certas situações menos boas, no meu caso maus tratos a animais, servir como chamada de atenção para as outras pessoas do que acontece e do que se pode fazer para melhorar esse tipo de situações.

Gosta de fazer compras? Gosto muito de ir às compras e gosto muito de comprar coisas para oferecer aos outros.

Costuma dar moedas a quem pede esmola ou prefere dar outro tipo de ajuda? Só dou moedas quando não tenho a possibilidade de dar mais nada. Prefiro muitas vezes dar pão ou bolachas. O dinheiro muitas vezes não é para a comida, é para sustentar outros vícios como álcool, drogas.

Preocupa-se com a sua imagem? Tenta seguir as tendências de moda ou não liga a isso? Sim, preocupo-me e tento seguir as tendências da moda mas não sou obcecada por isso.

O que faria se lhe saísse um jackpot do euromilhões? Comprava uma casa ao pé da praia e ia viajar pelo mundo.

Se lhe oferecerem bilhetes para o futebol, vai? Não gosto muito de futebol. Se pudesse, trocava-os por bilhetes para o cinema ou para o teatro.

Porque é que algumas pessoas maltratam e abandonam animais? As pessoas que maltratam animais ou são más pessoas ou ensinaram-lhes a fazer mal. As crianças que crescem com animais são ensinadas e educadas desde pequenas a respeitá-los e a saberem o que devem ou não fazer.

Maria Francisca Zarco Adrião Alves da Luz

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido